Dólar com. 5.1122
IBovespa 0.58
02 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
17/09/2019 às 16h00

Geral

Prefeitura apresenta Guia de Matriciamento em Saúde Mental

Para nortear os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a operacionalização de ações de saúde mental na Atenção Básica, a Gerência de Atenção Psicossocial da SMS formulou o Guia de Matriciamento em Saúde Mental. O documento tem o objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental na capital e fornecer orientações sobre roteiro, fluxo e registro dos pacientes na rede.

O matriciamento traz uma nova lógica para os processos de trabalho, buscando transformar a lógica de atendimento tradicional e as práticas burocráticas engessadas por processos mais dinâmicos e participativos que envolvem uma equipe multiprofissional nos cuidados com esses pacientes.

“Espera-se que esse guia seja um instrumento norteador das ações de saúde mental na Atenção Básica, contribuindo para os necessários processos de mudanças que visam fortalecer a luta pelo cuidado em liberdade das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de drogas”, destaca Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do Município.

A proposta do guia foi desenvolvida a partir da realização de rodas de discussões e oficinas com os Caps e Nasf. Os encontros tiveram por objetivo fortalecer a compreensão dos profissionais sobre o que é matriciamento, reiterando formas de apoio e o compartilhamento de casos, visando garantir a corresponsabilização do cuidado das pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

“São práticas que já são realizadas no desenvolvimento de estratégias de manejo em saúde mental pertinentes ao seu próprio contexto e conectadas com o seu fazer cotidiano”, frisou Izolda Dias.

Confira aqui o Guia de Matriciamento em Saúde Mental

A construção do guia

O Guia Matriciamento em Saúde Mental para profissionais de CAPS e NASF do Município de Maceió é fruto da construção coletiva iniciada a partir do Projeto de Extensão Matriciamente, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), iniciado no ano de 2015. O projeto vem sendo realizado em parceria com a Ufal, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por meio da Gerência de Atenção Psicossocial e da Coordenação de Atenção Primária com Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]