Por G1 AL

Aplicativo criado pela Ufal mostra aglomerações de pessoas durante pandemia do novo coronavírus — Foto: Ascom/Divulgação

O professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Márcio Ribeiro, criou um aplicativo para celular capaz de sinalizar determinados locais que tenham aglomeração de pessoas. O distanciamento social é uma das principais medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O aplicativo Covid Aglomerações funciona através da geolocalização da região onde o usuário se encontra. De acordo com Ribeiro, que é também do Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy/IC), o usuário pode sinalizar uma aglomeração em um raio de 1,5 quilômetros de onde está, e ao cadastrar essa aglomeração a informação fica em um mapa para outros usuários do aplicativo também verificarem.

O tamanho do grupo de pessoas pode ser identificado no aplicativo pela cor. Uma aglomeração que contenha de três a dez pessoas, o local do mapa aparece na cor amarela; entre 11 e 50 pessoas, aparece a cor laranja; e acima de 50 pessoas, a cor vermelha entra em destaque.

"O maior desafio será conter as aglomerações cadastradas de forma não verídica. Por exemplo, uma pessoa pode cadastrar uma aglomeração que não existe. Para tanto, a gente conta com o apoio de outras pessoas para apagarem usando o nosso próprio aplicativo”, explicou Ribeiro, destacando que o laboratório já está buscando parcerias com o Ministério da Saúde para disponibilizar essa tecnologia no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Márcio também teve ajuda de um dos alunos do instituto, o Arthur Monteiro, que faz parte da pós-graduação, para criar o aplicativo. O trabalho tem a colaboração de outro professor e estudantes para atualização e aprimoramento do programa.

O aplicativo em formato Android pode ser encontrado no site do laboratório Easy para download de forma gratuita. Em breve ele será publicado na Play Store, por meio do Google, e também na App Store, em sua vesão para iOS.