Por G1 AL

Arquivo Público lança conteúdo infantil para download durante isoamento em Alagoas — Foto: Divulgação

Para entreter e educar as crianças durante o período de isolamento social, o Arquivo Público de Alagoas (APA), está disponibilizando um material didático e atrativo para download de forma gratuita. A Iniciativa faz parte das atividades que compõe o “Suquinho de Memória”, parceria com o Programa Criança Alagoana (Cria), que desperta no público infantil o interesse pela cultura alagoana.

Os conteúdos que estão disponíveis são: o Calendário Cultural 2020, desenhos para colorir e joguinhos temáticos da Iara e a Turma do Guerreirinho, que podem ser encontrados nas páginas oficiais e redes sociais do Arquivo Público de Alagoas, do Gabinete Civil e do Relu/Ufal.

A outra novidade que o APA traz, é o lançamento do mascote Moacirzinho, em homenagem ao historiador Moacir Medeiros de Sant’ana. O mascote está presente no Calendário Cultural 2020, com personagens mirins do folclore regional, que foram criados pelo grupo de estudos Representações do Lugar (Relu), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e com o apoio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Segundo a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, a criação desse material didático aproxima o público infanto-juvenil da educação patrimonial e do contexto histórico e cultural do estado.

“O Moacirzinho é uma homenagem que o Gabinete Civil faz, por meio do APA, ao professor Moacir Sant’ana, o primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas, que é pesquisador, escritor, nomeado historiador por notório saber na área, e que deixou seu legado na preservação da história de Alagoas", disse Wilma.

De acordo com professora de arquitetura, Adriana Capretz, que coordenou a publicação, os outros personagens que estão no calendário representam os folguedos e figuras importantes de Alagoas.

“As escolhas dos nomes Branquinha e Theo para os mascotes coincidem com a escolha dos nomes dos meus filhos, Branca, que é um nome muito presente nos lugares de Alagoas, e Theo - em homenagem a Theo Brandão”, informou a professora.

Arquivo Pública disponibiliza conteúdo infantil durante isolamento social — Foto: Divulgação

Conheça os outros personagens que representam um folguedo

• Guerreirinho - Guerreiro
  • Branquinha - Branca que é um nome muito presente nos lugares de Alagoas (roupa de festa junina)
  • Theo - homenagem a Theo Brandão (veste roupa de festa junina)
  • Iara - rainha das águas doces e salgadas (veste roupa do Coco de Roda)
  • Raimundo - personagem do livro Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, (veste roupa de Coco de Roda)
  • Aurélio - homenagem a Aurélio Buarque de Holanda (Chegança, veste roupa de marujo )
  • Martinha - referência à rainha Marta do futebol (veste roupa do Toré)
  • Diana - personagem do pastoril, conciliadora do cordão vermelho e do azul (veste roupa de Pastoril)
  • Dandara - em homenagem à Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares (com vestimenta do Baianal)
  • Nise - homenagem à Nise da Silveira (roupa do Samba de Matuto)
  • Jorginho - homenagem a Jorge de Lima (roupa de Reisado)
  • La Ursa - urso de carnaval que também é muito presente no folclore em Alagoas
  • Bumba - o boi também está muito presente na cultura de Alagoas, então foi criado o Boi, no caso ele se chama Bumba.