Por G1 AL

Colação de grau de estudantes de medicina aconteceu na Reitoria da Ufal de forma individual, sem a presença de familiares para evitar aglomerações — Foto: Thiago Prado/Ascom Ufal

Para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resolveu antecipar a formatura de 40 alunos do 12º período de medicina. A colação de grau aconteceu na manhã desta segunda-feira (6).

De acordo com a Ufal, para cumprir com o decreto de emergência, que proíbe aglomerações, a cerimônia acontece na Reitoria apenas com a presença dos formandos e sem a participação de familiares. Cada estudante presta seu juramento individual do lado de fora do departamento.

A antecipação atende à Medida Provisória 934, de 1º de abril, que determina que “a instituição de educação superior poderá abreviar a duração dos cursos de medicina, desde que o aluno, cumpra no mínimo 75% da carga horária do internato e estágios”.

O coordenador do curso de medicina, professor Davi Costa Buarque, explicou que a turma já tem 97% da carga horária cumprida e os formandos estão aptos ao mercado de trabalho.

“É uma grande contribuição da universidade pública à sociedade alagoana e brasileira, entregando bons profissionais aptos a atuar na rede pública de saúde e na pandemia da Covid-19”, afirma o coordenador do curso de medicina.

Estudantes de medicina da Ufal tiveram formatura antecipada em um mês para que possam atuar profissionalmente no combate à pademia do novo coronavírus — Foto: Thiago Prado/Ascom Ufal

A turma “Iasmim Duarte” é composta por 40 estudantes, sendo 26 mulheres e 14 homens, e recebe este nome em homenagem à diretora da Faculdade de Medicina (Famed). Segundo a Universidade, os estudantes já estavam finalizando o internato e colariam grau em maio.

A formanda Vanessa Garcia acredita que vai poder contribuir com a comunidade e a saúde pública, em um momento como esse.

“A pandemia vai exigir um maior número de médicos, como já ocorreu em outros países. Todos nós estávamos muito ansiosos pensando em como ajudar a sociedade nesse momento crítico. Temos inseguranças, claro, mas acredito que o desconhecido aflige até aos mais experientes”, disse a nova médica.

Universidade Federal de Alagoas - Ufal — Foto: Magda Ataíde/G1