Por G1 AL

Pesquisadores da Ufal vão ajudar na realização de testes de covid-19 — Foto: Ascom - Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) colocou à disposição do Laboratório Central (Lacen), equipamentos, insumos e até pesquisadores para ajudar nas análises dos testes de diagnóstico do novo coronavírus.

Segundo o coordenador do Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif), professor Marcelo Duzzioni, a expectativa é de que sejam realizados até 200 exames por dia no início das atividades.

“A Ufal colocou disponível alguns equipamentos, a exemplo do Real Time PCR e uma centrífuga refrigerada, necessários para a realização dos testes da covid-19. Também está auxiliando na busca por kits de detecção por PCR, cada vez mais escassos no mercado”, explicou o coordenador que também é voluntário nos trabalhos.

O professor disse ainda que entendeu a demanda alta do Lacen com a grande quantidade de amostras que precisam ser analisadas. Para ajudar nos trabalhos, foram selecionados servidores com experiência na manipulação de equipamentos de análises clínicas.

As orientações sobre a rotina diária com acompanhamento das normas de biossegurança e transporte adequado das amostras serão feitas pelo Lacen.

O objetivo é que a parceria entre Ufal e Lacen possa agilizar a entrega de resultados diminuindo assim a espera pelo diagnóstico. A Universidade agora aguarda as certificações dos equipamentos e do laboratório para iniciar as análises.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1