Por Gazeta Rural


Professores e estudantes da Ufal fabricam álcool 70% , álcool gel e hipoclorito de sódio 1% de forma voluntária

Professores e estudantes da Ufal fabricam álcool 70% , álcool gel e hipoclorito de sódio 1% de forma voluntária

Professores e estudantes do Instituto de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão produzindo álcool 70%, álcool gel e hipoclorito de sódio 1% para doar a hospitais e instituições que atendem a idosos e moradores de rua na prevenção ao novo coronavírus.

A iniciativa surgiu de uma demanda interna, da necessidade de alguns produtos para o dia a dia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

"A montagem dessa força-tarefa se deu devido à necessidade do Hospital Universitário, que precisaria de hipoclorito e álcool. Então, a gente montou essa força-tarefa com os professores do Instituto de Química, que se prontificaram a produzir o material, e nossos alunos de graduação e pós-graduação", conta a professora de química da Ufal, Valéria Rodrigues.

O trabalho é voluntário, ninguém está recebendo salário pra tocar a produção. Segundo a mestranda Saniele Alcântara, o que move os voluntários é o desejo de ajudar em um momento tão crítico para o mundo inteiro.

"Nós tivemos uma oportunidade de ajudar em meio a essa pandemia. Devido à necessidade de casas de repouso, de hospitais do estado, nós podemos ajudar de alguma forma, que seria com o fornecimento do álcool gel, álcool hidratado e também com o hipoclorito", afirma Saniele.

Produção é voluntária, com professores e estudantes do Instituto de Química da Ufal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Mas para o trabalho continuar, é preciso também de ajuda externa. O trabalho conta com apoio de usinas e empresas que doam matéria-prima para que seja manipulada e transformada nos produtos mais procurados nesta época de pandemia.

"Nós começamos com a matéria-prima de primeira escolha que é carbopol, no entanto, ela acabou muito rapididamente. Agora a gente está usando um polímero alternativo, que é o carboximetilcelulose, que é muito mais trabalhoso de manipular", explica Tatiane Balliano, professora de química da Ufal.

A professora afirma que o instituto precisa de mais doações, e que tudo é documentado e registrado, para que a doação seja feita formalmente. A expectativa de uma produção de 10 mil litros de álcool 70%, mil litros de hipoclorito de sódio e 2 mil quilos de álcool gel.

"Tem muitos empresários empenhados em nos ajudar, recebemos 6 mil litros de etanol da GranBio, etanol de segunda geração, vamos produzir gel verde a partir desse etanol, recebemos uma doação de 3 mil litros da Usina Caetés, todo esse etanol que foi doado vai ser utilizado para a produção de álcool 70%, álcool 70% glicerinado e álcool gel", diz Tatiane Balliano.

Álcool produzido pela Ufal vai ser doado a hospitais e instituições que que atendem a idosos e moradores de rua na prevenção ao novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!