Por G1 AL

Máscaras produzidas por voluntários da Escola Técnica de Artes da Ufal — Foto: Ascom/Ufal

Um grupo de alunos, professores e ex-alunos da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está produzindo Equipamentos de Produção Individual (EPIs) e doando a produção para seis instituições alagoanas.

Os beneficiados são lares de idosos, um abrigo para moradores de rua, dois postos de saúde e o Hospital Universitário.

O "ETA Solidária" confecciona as máscaras de tecido e aventais cirúrgicos de casa. Ao todo mais de mil unidades de materiais já foram produzidas e distribuídas pela equipe de voluntários.

A coordenadora do curso de Produção de Moda, Elizete Menezes, explicou o grupo começou a trabalhar de casa com o apoio de profissionais de saúde e de alguns empresários locais, para conseguir as doações de material e confeccionar os EPIs.

O transporte próprio da universidade leva a matéria prima e busca os produtos nas casas de cada um dos envolvidos. O projeto abrange voluntários, alunos, ex-alunos e alguns professores, que começaram a trabalhar de casa. Os professores do curso estão orientando os voluntários para a confecção dos produtos por meio virtual.

“A gente está servindo a sociedade. Eu fui empossada no mês passado, não tive contato ainda com os alunos, com a ETA, mas me disponibilizei a colocar a mão na massa e dar vida a esse projeto. De fato, ajudando no mínimo, atendendo a pessoas que precisam desse apoio e prestando esse serviço que é o nosso papel como servidor público. A gente vai trabalhando e recebe uma mensagem, um agradecimento, isso impulsiona. E tudo aquilo que a gente vivencia acaba sendo mais tranquilo de superar”, disse a Bruna Marques que foi efetivada recentemente no curso de moda e não conseguiu ter contato com a sala de aula por causa da pandemia..

“A moda está mostrando a sua importância nesse momento, sendo útil e funcional na ajuda ao combate do vírus. Estamos levando proteção e segurança para todos”. A estudante ainda destaca que em uma semana o projeto produziu cerca de 1000 máscaras e 90 aventais
", disse a voluntária Jeysse kelly .

O diretor da ETA, Davi Farias, disse que intenção do grupo é contribuir com a sociedade com a sociedade.

“Artista não consegue ficar parado. Então nos questionamos o que fazer para, além de movimentar a escola à distância, também colaborar ao combate da Covid-19. A Ufal compreende a necessidade do isolamento social. Mas não significa que estamos acomodados e que não estejamos inquietos e saudosos”, ressaltou Davi Farias.

Ele também explicou que ação poderá ser absorvida pela escola como uma atividade de extensão para os alunos que praticam as atividades de criação, modelagem e costura durante a confecção das peças sob a orientação online das professoras.

A Ufal informou que os interessados em contribuir com o projeto podem acessar o perfil da ETA no Instagram ( ( @eta.ufal).

EPIs produzidos pelos voluntários da Escola Técnica de Artes da Ufal — Foto: Ascom/Ufal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1