Arapiraca

Estudo aponta que Arapiraca é o novo epicentro da pandemia da Covid-19 em Alagoas

Apenas na última semana, a cidade registrou 1.761 novos casos da doença

Por 7Segundos, com G1 17/08/2020 21h09 - Atualizado em 17/08/2020 21h09
Estudo aponta que Arapiraca é o novo epicentro da pandemia da Covid-19 em Alagoas
Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, símbolo da cidade de Arapiraca - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Nesta segunda-feira (17), Arapiraca chegou aos 10.273 casos positivos e se tornou o novo epicentro da pandemia da Covid-19 em Alagoas. Anteriormente, o epicentro era Maceió, mas, segundo um estudo do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, formado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a cidade do Agreste conseguiu superar a capital em incidência de novos casos da doença.

Uma semana atrás, os mesmos pesquisadores haviam indicado o descontrole da transmissão do novo coronavírus em Arapiraca, que registrou 1.761 novos casos na 33ª semana. O coordenador do Observatório, Gabriel Bádue explicou que "apesar de os números terem diminuído no estado como todo, quando a análise é feita por regiões, houve um aumento em oito das regiões analisadas. Em Alagoas, a pandemia começou por Maceió, por meio de pessoas que voltavam de viagens do exterior. Desde a segunda quinzena de maio, os casos no interior ultrapassaram em quantidade, os registrados em Maceió. Por isso a adoção desse termo [epicentro]".

Ele alertou ainda sobre o risco de os casos se espalharem mais pelo interior de Alagoas."Devido à dinâmica socioeconômica do município, temos um potencial preocupante de esses casos se espalharem ainda mais pelo interior do estado a partir de Arapiraca", disse.O relatório aponta que Alagoas manteve a tendência de redução de novos casos e óbitos ao longo da 33ª semana epidemiológica. Apesar da queda, o levantamento indica uma expansão nas tendências de alta de novos casos e óbitos em relação a 32ª semana.

"Considerando a indicação de um período mínimo de quatorze dias para o início de um período de estabilização, apenas a terceira região de saúde apresentou evidência de controle da transmissão do novo Coronavírus ao final da 33ª semana epidemiológica. As demais regiões analisadas ainda apresentam algum grau de variabilidade que acompanha o processo de interiorização da transmissão do vírus, que deslocou o epicentro alagoano da pandemia de Maceió para Arapiraca, que registrou 1.761 novos casos na última semana, o que corresponde a cerca de um terço das notificações do estado", diz um trecho da publicação.

"Como o número de habitantes nas diversas regiões do estado é diferente, a apresentação dos dados em valores absolutos (ex. número de novos caso) não permite estabelecer uma comparação direta entre as regiões, uma vez que é esperado que em regiões menos habitadas o número de eventos de COVID-19 também seja menor. Assim, quando empregamos essa forma de cálculo (número de novos casos ou óbitos ÷ população total da região x 100.000), os casos e óbitos são proporcionais ao tamanho da população, permitindo comparar diretamente as incidências entre regiões", explicam os membros do Observatório no boletim.