Por G1 AL

Estudantes da Ufal vão receber chip para ter acesso ao estudo remoto — Foto: Vivi Leão/G1

Alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em situação de vulnerabilidade socioeconômica vão receber gratuitamente internet 4G, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), para poder ter acesso a aulas remotas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de que 11.284 estudantes sejam beneficiados no estado.

“A participação da Ufal nesse programa do MEC está condicionada à oferta de atividades no calendário especial. Em relação a esse calendário, a Comissão Especial Retorno Não-Presencial, instituída pelo Consuni (Conselho Universitário), já entregou uma minuta com a proposta para as atividades remotas. Antes de qualquer decisão, ouviremos toda a comunidade universitária”, disse o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

O número de estudantes beneficiados chega a quase metade dos 24 mil alunos da graduação na Ufal. A proposta apresentada pela Comissão Especial será discutida em reunião da Câmara Acadêmica do Consuni, no dia 24 de agosto.

“Após a Ufal lançar edital e realizar todos os trâmites internos, os alunos passam para próxima etapa que é a adesão ao sistema que desenvolvemos no NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação), que trata da gestão do pacote de dados da Ufal. Esse sistema se integra ao sistema da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)”, completou Tonholo.

O pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, informou que a Pró-Reitoria Estudantil (Proest) vai lançar o edital, fazer a seleção dos estudantes e enviar ao MEC as informações gerais sobre os contemplados.

“Com o edital, queremos garantir as informações básicas exigidas pelo MEC. Após essa etapa de envio, haverá uma ação conjunta de vários setores da Universidade para distribuição dos chips enviados pelo MEC para os 11.284 estudantes que estão aptos pelo critério de renda per capita de meio salário mínimo”, explicou.

Auxílio internet para alunos da Uncisal

Alunos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em situação de vulnerabilidade socioeconômica também vão receber um auxílio internet em caráter emergencial. O valor é de R$ 100 por mês. Um edital já foi aberto.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Próxima matéria em

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?