Alunos de Medicina da Ufal Arapiraca cobram aulas EAD como ocorre em Maceió

Por Redação com Tribuna Hoje 11/08/2020 16h04 Atualizado em 11/08/2020 19h07
Alunos de Medicina da Ufal Arapiraca cobram aulas EAD como ocorre em Maceió
Foto: Tribuna Hoje
Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, estão cobrando a execução das aulas por meio de ensino a distância, como ocorre para estudantes do curso no Campus Maceió.

De acordo com o estudantes, faculdades particulares já aderiram a modalidade EAD para minimizar os danos à educação durante o período de pandemia.

Segundo revela o estudante Luis Felipe, do 10º período de Medicina no Campus da Ufal, em Arapiraca, no entanto, nem todos os cursos de medicina do estado de Alagoas vêm diversificando o formato do ensino para a manutenção da teoria, como o realizado via EAD.

“Isso seria fundamental para manter um diálogo transparente quanto ao planejamento desse futuro retorno aos campos de prática. Na capital alagoana, por exemplo, os cursos de medicina, tanto de universidades públicas quanto de privadas, estão buscando maneiras de contornar essa nova situação na qual nos encontramos na Ufal”, explica Luis Felipe.

Ainda de acordo com o estudante de Medicina, a turma de concluintes reúne 27 alunos, mas Luis Felipe adianta que a Ufal ainda não anunciou retorno da parte prática, enquanto o Cesmac tem a volta agendada e a Uncisal vem dando continuidade ao seu estágio e a Unit já houve retorno ao estágio. “Estamos vivenciando uma situação de incerteza no campus de Arapiraca. Já foi solicitado à coordenação do curso a implementação do EAD, para o cumprimento dos vinte por cento de carga horária teórica, mas a resposta foi negativa e não houve um parecer técnico que impossibilitasse esse método”, acrescenta.

Ele afirma que os estudantes fizeram uma pesquisa interna e 100% dos estudantes de medicina concordam com a execução das aulas na modalidade EAD.

De acordo com a assessoria de comunicação da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a instituição criou comissões especiais formadas para fazer estudos acerca das demandas da comunidade acadêmica nesse período de pandemia da Covid-19. Mas ainda não tem uma resolução definitiva acerca da EAD.