Além de emissora de TV, UFAL deve contar com rádio FM em 2021, afirma pró-reitor de Extensão

17/12/2020 16:49 - Educação
Por Redação
Image

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) deve contar a partir do primeiro trimestre de 2021 com uma TV própria, a TV UFAL canal 40, retransmissora da TV Brasil na grande Maceió. Além desta conquista aguardada há décadas pela comunidade acadêmica, uma outra novidade em termos de comunicação universitária deve chegar em solo alagoano no ano que vem: uma rádio FM integrante da estrutura da Universidade.

A informação foi repassada à reportagem pelo pró-reitor de Extensão da UFAL, professor Clayton Santos. De acordo com Santos, “a TV UFAL começa a funcionar nos primeiros meses de 2021, inicialmente retransmitindo conteúdo e sinal da TV Brasil para toda a grande Maceió em alta definição. Após esta fase de implantação, a Universidade vai começar a veicular conteúdo próprio, inclusive abrindo espaço na grade da TV para produções dos cursos na área de comunicação da UFAL”.

Já a rádio FM deve começar a operar no segundo semestre de 2021, “a depender do avanço das tratativas com a Empresa Brasil de Comunicação e com o Ministério das Comunicações. Mas desde março, quando participamos do Encontro Nacional da Rede Pública de Comunicação em Brasília, apresentamos o pleito de uma Rádio FM da UFAL e a ideia foi abraçada pela EBC. Na última semana, em reunião na sede da Empresa também em Brasília junto com o nosso reitor Josealdo Tonholo, a direção da EBC nos deu sinal verde e nos garantiu que Alagoas contará com esta nova emissora FM”, afirmou Clayton Santos.

As estruturas – TV e rádio UFAL – ficarão subordinadas à pró-reitoria de Extensão da UFAL, com gestão da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). “O presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, assim como nosso reitor e toda a equipe, estão muito empenhados neste projeto. Com uma TV e uma Rádio, a UFAL poderá ampliar em muito o alcance de suas ações, especialmente no campo da extensão e do ensino, por meio do fomento a projetos extensionistas e ações como teleaulas. E também abriremos espaço para produções de nossos estudantes, técnicos e docentes” disse Clayton Santos.

Nesta semana, equipes técnicas da EBC e da empresa Phase Engenharia já realizaram a instalação dos equipamentos em Alagoas, que devem entrar em fase de testes e aguardar a autorização do Ministério para começar a transmitir o sinal da TV Brasil. “Temos uma meta que é começar a retransmitir o sinal da TV Brasil em 25 de janeiro, data em que a UFAL comemora 60 anos. Estamos lutando para cumprir este prazo. Mas se não for possível, com certeza no primeiro trimestre toda a grande Maceió já estará recebendo do sinal da TV UFAL 40. E para o segundo semestre, queremos lançar a rádio também”, concluiu o pró-reitor.