Em nota, Docentes da UFAL repudiam retorno às aulas presenciais em 2020

02/12/2020 11:43 - Notícias
Por Redação
Image

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), divulgou nota, nesta quarta-feira (02) em repúdio a Portaria do Ministério da Educação (MEC), que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais em todos as Instituições Federais de ensino superior do país, a partir de 4 de janeiro.

Segundo a nota, com essa determinação o governo ignora toda a situação da pandemia no Brasil e coloca em risco não somente os integrantes das comunidades acadêmicas, como toda a sociedade. 

A Associação afirmou ainda que “é inadmissível que no momento atual, onde os casos notificados e de mortes por Covid-19 continuam a crescer desenfreadamente no país” e disse que a portaria é um ataque declarado à autonomia universitária, devendo o Conselho Universitário (Consuni) da Ufal rejeitar de forma integral essa determinação. 

Confira a nota na integra:

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem, por meio desta nota pública, repudiar a Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais em todos as Instituições Federais de ensino superior do país, a partir de 4 de janeiro.

Com essa determinação, o governo ignora toda a situação caótica pandêmica pelo que o Brasil passa atualmente e coloca em risco maior não somente os integrantes das comunidades acadêmicas das Universidade e Institutos Federais, como toda a sociedade.

É inadmissível que no momento atual, onde os casos notificados e de mortes por Covid-19 continuam a crescer desenfreadamente no país, com mais de 50 mil novos casos notificados e 173.817 mil óbitos acumulados, até 1º de dezembro, o governo Bolsonaro ignore as estatísticas mais uma vez e aja em desacordo com a saúde pública.

A intenção do governo se mostra ainda mais clara com essa determinação, expressando a política genocida que atua contra o isolamento social, contra o uso de máscaras, contra as vacinas, a favor das aglomerações das igrejas, escolas e universidades, contra a população mais pobre e sempre em defesa do capital.

A portaria é também mais um ataque declarado à autonomia universitária, devendo o Conselho Universitário (Consuni) da Ufal rejeitar de forma integral essa determinação, como forma de frear os efeitos prejudiciais à sociedade alagoana.

Cabe mencionar que mesmo condicionando o retorno das aulas presenciais aos protocolos de biossegurança de cada local, isso não é suficiente para impedir o risco iminente de contaminação pelo vírus, uma vez que a única forma realmente eficaz de prevenção ainda é o isolamento social.

A Adufal reitera seu compromisso em defesa dos/as docentes, dos trabalhadores/as e da educação pública como um todo, frisando que atuará de todas as formas possíveis para impedir mais esse ataque, objetivando que essa portaria seja de fato revogada.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..