Por Roberta Batista, G1 AL

Organizações da Sociedade Civil citadas por participantes de pesquisa da Ufal como mais atuantes na crise da Covid-19 em Alagoas — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Uma pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) foram essenciais no enfrentamento da crise da pandemia de Covid-19 em Maceió. O levantamento resultou em um relatório com perfil dessas organizações, as ações que realizaram para minimizar os problemas causados pela doença nas comunidades em que atuam e a importância delas durante a pandemia na capital.

O coordenador da pesquisa, Leonardo Leal, explicou que de forma simples e resumida uma OSC é apenas uma forma mais nova de se referir às Organizações Não Governamentais (ONGs). No Brasil, as OSC só podem ser de três tipos: associações privadas, fundações privadas e organizações religiosas.

A pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19" foi realizada pelos pesquisadores Emerson Oliveira do Nascimento, Leonardo Leal, Luciana Santana, Maria Amélia Jundurian Corá e Renata Amorim Malta.

Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (4), Luciana Santana, que é doutora em Ciência Política e professora da Ufal, explicou que a proposta da pesquisa era entender as respostas da sociedade civil na crise provocada pela Covid-19.

"A pandemia colocou à prova a capacidade dos governos em responderem aos impactos da pandemia, muitos impactos, por sinal, de curto, médio e longo prazo. Coube à sociedade civil, especialmente por meio de suas lideranças, conseguir pressionar o poder público, mas também, e especialmente, adotar iniciativas próprias para minimizar tais impactos, disse.

"Com essa pesquisa, pudemos observar o engajamento das lideranças comunitárias, em diferentes frentes, e atenção dada à gravidade da pandemia", complementou a pesquisadora.

Os pesquisadores fizeram entrevistas online com 100 representantes da sociedade civil alagoana.

Perfil das OSC que atuaram na crise da Covid-19 em Maceió:

Gênero

A maioria das pessoas que comandam as OSC em Maceió é formada por mulheres.

Pesquisa da Ufal mostra que maioria das OSC de Maceió são comandadas por mulheres — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19

Faixa etária

Embora não sejam maioria, é grande o perfil jovem dos que estão à frente dessas organizações.

Faixa etária dos líderes de organizações civis em Maceió — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Escolaridade

Mais de 50% dos líderes possuem nível superior completo.

Escolaridade dos líderes de OSC que atuaram no enfrente da Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Ocupação profissional

Há pluriatividade dos representantes da OSC. Eles possuem outras profissões além da liderança que exercem em comunidades e nas OSC pesquisadas.

Ocupação profissional dos líderes de OSC que atuaram no enfrentamento da Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Área de atuação das OSC

Os dados mostram que há diversidade de organizações que participaram da pesquisa e diversas finalidades.

Área de atuação das OSC de Maceió no enfrentamento da Covid-19, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Tempo de funcionamento das OSC

Mais de 50% das OSC possuem maturidade e longevidade significativa na realização de trabalhos com finalidades associativa e comunitária

Tempo de funcionamento das OSC que atuaram no enfretamento da Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Ações realizadas durante a pandemia

O levantamento mostra que as principais ações foram atenção às necessidades básicas de alimentação e higiene e suporte para acessar o auxílio emergencial do Governo Federal.

Área de atuação das OSC que prestaram apoio à comunidade no enfrentamento da Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Fonte de apoio financeiro para executar as ações durante a pandemia

Os dados apontam que as ações das OSC foram financiadas principalmente por iniciativa própria ou com apoio de pessoas físicas e empresas, o que demonstrou uma quase ausência do Estado para apoiar ações das OSC no enfrentamento na pandemia.

Fonte de apoio financeiro das OSC nas ações de enfrentamento à Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Quantidade de beneficiários que as OSC alcançaram

Dados mostram que 24% das OSC ouvidas pela pesquisa conseguiram atingir entre 201 e 500 pessoas; 19% alcançaram de 0 a 50 pessoas; 17% beneficiaram mais de mil pessoas; 16% entre 51 e 200 pessoas e 14% não especificaram.

Quantidade de beneficiários que as OSC alcançaram no enfrentamento da Covid-19 em Maceió, segundo pesquisa da Ufal — Foto: Pesquisa "Sociedade Civil em Maceió/AL: respostas solidárias à crise da pandemia de Covid-19"

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL