04 Fevereiro 2020 - 08:51

Imprensa Graciliano Ramos e Hucitec lançam o livro Veredas do Tempo nesta terça-feira (4)

Divulgação
Obra traz uma antologia de artigos do autor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapea

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a editora paulista Hucitec lançam o livro Veredas do Tempo - Ensaios analíticos de economia e administração política - de autoria do professor e economista Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A noite de autógrafos será realizada na próxima terça-feira (4), a partir das 19h, no restaurante Bodega do Sertão, em Maceió. O evento é aberto ao público.

Veredas do Tempo traz uma antologia de artigos, relatos, pesquisas e conferências produzidas dos anos 2000 até os dias atuais, apontando para as mudanças de perspectivas da análise do economista sobre os cenários econômicos e políticos do país. A obra, dividida em quatro partes, com 31 capítulos, reúne textos publicados em sites e revistas especializados, mas com uma linguagem acessível ao grande público. A obra é fruto de uma parceria editorial entre a gráfica e editora do Estado com a editora paulista, vencedora do Prêmio Jabuti de 2019.

“Os ensaios escritos pelo professor Fábio Guedes Gomes nos apresentam um intelectual – não apenas um economista – que possui duas características fundamentais: o apreço pela História do Pensamento Econômico como fonte de inspiração e de raciocínio crítico para entender o funcionamento das economias modernas e, particularmente, da economia brasileira. Mas revelam também a sua adesão, tanto no plano intelectual, como no campo político, ao Desenvolvimentismo, o qual não é apenas uma doutrina ou escola de pensamento, mas uma das formas de organização do capitalismo”, afirma o economista José Luis Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador sênior do CNPq e líder do grupo de pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Ele é o autor do prefácio do livro Veredas do Tempo.

Sobre Fábio Guedes Gomes

Fábio Guedes Gomes é Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade federal de Alagoas (UFAL). Ensina nos cursos de Graduação e Mestrado em Economia. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Autor de livros como Outro Modo de Interpretar o Brasil: ensaios de administração política (2017), Ensaios sobre o Desenvolvimento e a Economia Política Contemporânea (2014), O Livre Pensamento nos Fóruns Sociais: teoria social crítica e economia política contemporânea (2011) e (Des)Ordem e Regresso: o período de ajustamento neoliberal no Brasil, 1999-2000 (2009). Gomes atualmente é diretor-presidente da Fapeal, vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e membro Associado do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para Desenvolvimento (Cicef).

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯