Por G1 AL

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferta vagas em medicina em dois campi, um em Maceió e outro em Arapiraca — Foto: Reprodução/Sisu

A nota de corte para medicina no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na modalidade ampla concorrência, está entre as 20 maiores notas de corte para o curso no Brasil. Segundo a primeira parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgada na madrugada desta quarta-feira (22), a pontuação mínima para ser aprovado em medicina na Ufal em Arapiraca seria 815, 43. Para medicina na Ufal em Maceió, a nota mínima seria 770,14.

De acordo com um levantamento do G1 baseado nas informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) no site do sistema, a nota de corte para medicina no 1º dia do Sisu vai de 717,97 a 928,13 na ampla concorrência, sendo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a maior nota.

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção começou na terça e vai até as 23h59 de domingo (26).

As notas são atualizadas pelo MEC em balanços parciais uma vez por dia. Com base nas notas de corte, os alunos avaliam se têm a pontuação suficiente e em qual posição ficam na concorrência por uma vaga. A próxima parcial do Sisu vai ser divulgada a partir de 0h da quinta-feira (23).

77 das 128 instituições participantes do Sisu 2020 oferecem cursos de medicina. Ao todo são 2.074 vagas em medicina na modalidade de ampla concorrência neste primeiro semestre.

Há ainda vagas em disputa na modalidade ações afirmativas, que incluem, por exemplos cotas raciais ou reserva de vagas para deficientes e outros públicos.

Sisu 2020: como se inscrever

• As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.
  • Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
  • Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.
  • Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Sisu em 9 pontos

• As inscrições vão de 21/1 a 26/1
  • É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção)
  • O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem