Ligue Covid-19: Ufal lança serviço de teleatendimento feito por mais de 50 estudantes de Medicina

Agendaa 3 de julho de 2020

Ao contrário do que parece acreditar boa parte dos nossos gestores públicos, a pandemia de Covid-19 não pode se resumir ao “fique em casa” nem tampouco somente à fixação de abrir leitos com respiradores para pacientes em fase avançada da doença.

Entre os dois extremos, os médicos sabem que um dos mais importantes trabalhos (e um dos mais negligenciados nos últimos meses) é a atenção primária de saúde — em que os pacientes que apresentam sintomas são orientados sobre o que fazer ainda em fase inicial da doença — ou mesmo a diferenciar os sintomas da covid-19 dos de outras enfermidades.

Pensando nisso, um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Ufal liderado pelo professor titular Mário Jucá em parceria com professor Davi Buarque (coordenador do curso) e o professor André Falcão desenvolveu um projeto de teleatendimento para esclarecer dúvidas da população sobre a Covid-19 com a participação de 55 alunos do 10º e do 11º semestre do Curso de Medicina da Ufal.

Após desenvolverem um roteiro em conjunto com os professores para que as dúvidas mais importantes sobre a Covid-19 fossem dirimidas, os alunos, divididos em turnos de cinco horas cada, já estão tirando dúvidas da população das 7h às 22h pelo telefone 3214-1419.

“O teleatendimento é um serviço essencial para que as pessoas obtenham orientação preventiva para que a doença não chegue à fase aguda e também para evitar que pacientes com sintomas de outras doenças tenham que se dirigir aos mesmos locais de atendimento reservados à Covid-19″, diz o professor da Ufal Mário Jucá.

Ainda de acordo com o professor, o serviço de teleatendimento da Ufal, que já pode ser acessado pela comunidade, deve assinar em breve um termo de cooperação com a  Secretaria Municipal da Saúde de Maceió que mostrou interesse no serviço.