Por G1 AL

1º Ciclo de Ações Complementares do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) — Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (10), a partir das 20h, o 1º Ciclo de Ações Complementares do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de lives. A iniciativa tem a participação de professores, alunos e técnicos. Serão transmitidos vários minicursos, entrevistas, debates, lives e palestras sobre a comunicação e assuntos referentes à pandemia da Covid-19 (confira a programação completa ao final do texto).

As transmissões serão feitas no perfil @coordena_jornalismo_ufal, no Instagram, e na plataforma online de videoconferência.

De acordo com o professor e vice-coordenador do curso de jornalismo, Ronaldo Bispo, o ciclo tem como objetivo mobilizar os estudantes e toda a comunidade acadêmica, já que não há previsão para o retorno das aulas presenciais.

"Avaliamos que chegou o momento de fazer um conjunto de atividades virtuais, a distância, para mobilizar minimamente a nossa comunidade acadêmica, em especial os estudantes de jornalismo. Começamos nesta semana, e vamos ter programação durante todo o período que estivermos sem atividades presenciais", disse Bispo.

"Diante do fato de a gente não ter perspectiva de não haver retorno das aulas presenciais, e dessa tentativa da reitoria através de minuta para fazer que a gente começasse a adiantar alguns conteúdos a distância, os cursos que ainda não tinham articulado aulas a distância se mobilizaram, foi o caso de jornalismo", completou.

A live que abrirá a programação será a "Sala de Cuidados: Acolhimento e afetividade em tempos de isolamento social", às 20h, com a participação do psicólogo Carlos Gonçalves, e dos professores Marcelo Robalinho e Raquel do Monte.

Nesta quarta, às 10h, também houve o lançamento do projeto "Labium Imagem na Quarentena", da Agência de Imagens Labium, coordenado pela professora Janayna Ávila. Os estudantes poderão enviar suas fotos para o email fotojornalismoufal@gmail.com e elas serão publicadas na página do projeto (https://labiumimagem.blogspot.com).

Programação completa do 1º Ciclo de Atividades

Dia 10/06 (quarta-feira) - Live

• TEMA: Sala de Cuidados Acolhimento e Afetividade em Tempos de Isolamento Social
  • Horário: 20h
  • Carlos Gonçalves (Psicólogo)
  • Marcelo Robalinho (Prof. Jornalismo-UFAL)
  • Raquel do Monte (Prof. Jornalismo-UFAL)

Para participar, basta enviar um e-mail para coordenacao.jor@ichca.ufal.br.

Dia 12/06 (sexta-feira) - Palestra virtual

• TEMA: Extensão em Jornalismo: O que é e como se faz?
  • Horário: 15h às 16h15
  • Prof. Antônio Francisco de Freitas (Prof. Jornalismo-UFAL)
  • Magnólia Santos (Prof. Jornalismo-UFAL)

Dia 18/06 (quinta-feira) - Live

• TEMA: Projeto Memoráveis Alagoas: As pessoas, suas histórias e as memórias
  • Horário: 20h
  • Mércia Pimentel (Prof. Jornalismo-UFAL)
  • Waldson Costa (Prof. Jornalismo-UFAL)

De 22/06 (segunda-feira) a 10/07 (sexta-feira) - Minicurso

• TEMA: Comunicação e Empreendedorismo: Plano de Negócios e Projetos
  • Horário: 17h às 19h
  • Profs. Alan Bezerra e Waldson Costa

Fotos para o projeto Labium Imagem, da Ufal, devem ser enviadas por email — Foto: Divulgação

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1