Por G1 AL

Mais de 20 mil identidades começam a ser entregues na próxima segunda-feira

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), o Instituto de Identificação e o Governo do Estado vão começar na segunda-feira (29) a distribuição das mais de 20 mil carteiras de identidade que foram solicitadas antes da pandemia do novo coronavírus. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também serão distribuídos para profissionais de saúde e da assistência social dos municípios. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (25).

A AMA informou que a entrega dos documentos para a população será realizada pelas prefeituras de cada cidade, e que a entrega dos EPIs vai acompanhar o calendário das carteiras de identificação.

De acordo com AMA, os documentos passaram por triagem e foram conferidos antes da entrega, que seguirá rotas em cada região do estado. Alguns municípios já começaram a pegar os documentos e os materiais na sede da associação, porém os outros que não conseguiram vão começar a receber na segunda. A primeira rota será no Sertão de Alagoas.

A associação já tinha informado que os RGs seriam entregues após uma triagem, mas ainda não tinha divulgado um calendário ou uma data para a distribuição.

Por causa das medidas de isolamento social, todos os postos do Instituto de Identificação tiveram que suspender suas atividades para não serem pontos de aglomeração de pessoas.

Ainda segundo a AMA, a operacionalização se dará de duas formas: iniciando com a entrega para os municípios que estão enviando um servidor à AMA para receber as carteiras dos moradores da cidade. Em um segundo momento a entidade irá levar aos municípios os documentos.

A AMA está emitindo uma série de orientações aos municípios para que o trabalho seja realizado com toda segurança:

Disponibilizar atendimento com hora marcada ou outro meio desde que não haja aglomeração de pessoas, assim como a disponibilização de álcool em gel para clientes e funcionários;

• Guarda dos documentos de Identificação Civil recebidos da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA nesta data;
  • Indicação nome do responsável pela distribuição assim como contato telefônico;
  • Entregar os documentos de Identificação Civil apenas ao seu requerente ou ao seu representante legal; Os recibos serão em duas vias havendo a obrigatoriedade de devolução de uma devidamente assinada;
  • Informar semanalmente a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA os RGs entregues;
  • Devolver a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA os documentos que por ventura não haja procura para que a mesma devolva ao Instituto de Identificação Delegado Mário Pedro.

RGs de pessoas de Alagoas solicitados antes da pandemia — Foto: Ascom/AMA

Distribuição de EPIs para municípios

Em relação aos equipamentos de proteção, a associação disse que a ação é uma parceria com a Ufal, por meio do Laboratório de Fabricação Digital com apoio do colégio Fantástico, que cedeu uma sala para confecção dos materiais. A Secretaria Estadual de Educação também doou impressoras 3D para ajudar na iniciativa, com o suporte da empresa Grafmarques.

Segundo a presidente Pauline Pereira, a AMA tem se mobilizado de várias formas, desde que a pandemia se instalou no país orientando sobre a adoção de medidas restritivas e, agora, esse reforço nos equipamentos de proteção vai ajudar a salvar mais vidas.

AMA vai distribuir EPIs para profissionais de saúde e da assistência social em Alagoas — Foto: Ascom/AMA

AMA vai distribuir EPis para profissionais de Alagoas — Foto: Ascom/AMA