Alagoas

Governador confirma que atividades continuam suspensas em Alagoas

Posicionamento aconteceu depois de novo decreto presidencial incluindo academias e salões de beleza como serviços essenciais

Ana Carla Vieira | 12/05/20 - 12h07
Arquivo

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) confirmou no fim da manhã desta terça-feira (12), que o estado não deve aderir ao novo decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academias, salões de beleza e barbearias como serviços essenciais, e que, portanto, poderiam permanecer abertos durante o período de pandemia. 

Através das redes sociais, o governador de Alagoas disse que as atividades seguem suspensas em todo o estado até o dia 20 de maio. "O Decreto 69.722 mantém fechados segmentos da economia cujo funcionamento gera aglomeração e proximidade entre as pessoas. Essa é uma forma de diminuir o avanço do contágio da Covid-19 em Alagoas", escreveu Renan Filho. 

Mais cedo, o blog do Ricardo Mota trouxe a informação de que o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, já havia sinalizado que, como o STF decidiu que cabe aos estados e municípios definirem o que pode ou não funcionar, em Alagoas o decreto não iria mudar nada. 

Em entrevista ao TNH1, a médica infectologista Luciana Pacheco alertou que estudos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) projetam o pico da doença no estado para este mês, por volta do dia 15. "A permissão para atividades com aglomeração, a exemplo de academias, vai na contramão dos esforços para diminuir os números da doença", disse a especialista.