Saúde

'Não é momento para liberação', diz infectologista sobre decreto que amplia atividades essenciais

Eberth Lins | 12/05/20 - 10h16

“Não é momento para liberação da abertura de espaços que gerem aglomeração em Alagoas”. Essa afirmação é da diretora-médica do Hospital Escola Helvio Auto, a infectologista Luciana Pacheco, que manifestou preocupação com o decreto assinado na noite de ontem (11) pelo presidente Jair Bolsonaro, que amplia as atividades consideradas essenciais, adicionando à lista academias de todas as modalidades, e salões de beleza e barbearias, além das já regulamentadas atividades industriais e de construção civil.

Ver essa foto no Instagram

- Atividades essenciais: - Academias de esporte, salões de beleza e barbearias.

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) em

De acordo com a infectologista, estudos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) projetam o pico da doença no estado para este mês, por volta do dia 15, de modo que a permissão para atividades com aglomeração, a exemplo de academias, vai na contramão dos esforços para diminuir os números da doença.

“Estamos vivendo o pico da doença, com muitos pacientes internados em UTI e aumento diários dos casos da doença. Gerar aglomerações agora seria muito arriscado. A gente sabe que em algum momento as pessoas precisarão abrir seus estabelecimentos, mas ainda não é momento em Alagoas”, afirmou Luciana Pacheco.

Segundo a médica, a ampliação das atividades que gerem aglomeração pode representar sobrecarga do sistema de saúde e acarretar mais óbitos pela doença.

“Nós temos exemplos reais de lugares que flexibilizaram, ampliando as atividades e depois tiveram que retomar o isolamento. No meu ponto de vista, considerando os números, não se deve permitir a abertura desses espaços ao menos até meados de junho”, pontuou.

“O aumento do número de casos de coronavírus representa a necessidade de mais leitos, que o estado não tem, isto é, mais óbitos pela doença”, acrescentou a infectologista, que disse torcer para que a ampliação das atividades essenciais não seja regulamentada em Alagoas.

Embora o presidente tenha ampliado a lista de essenciais, cabe ao governador Renan Filho a ultima palavra, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do dia 15 de abril, que garante autonomia a prefeitos e governadores determinarem medidas para o enfrentamento ao coronavírus.

Decreto Estadual segue em vigor

O TNH1 entrou em contato com o Governo do Estado, que ressaltou que segue em vigor o decreto 69722, assinado pelo governador Renan Filho (MDB) - que suspende as atividades de salões de beleza, barbearias e academias em Alagoas, como medida para frear a proliferação da covid-19.

Coronavírus em Alagoas

Conforme último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na noite de ontem (11), Alagoas tem 2.343 casos confirmados de coronavírus e já contabiliza 138 óbitos pela doença. A ocupação de leitos de UTI, segundo a Sesau, chega a 70%.