Ufal aprova colação de grau e defesa de TCC virtuais

Ascom Ufal | 05/05/20 - 09h03

Estudantes de graduação da Ufal poderão defender o trabalho de conclusão de curso (TCC) de forma virtual, tal como já vem ocorrendo nos programas de mestrado e doutorado. A autorização busca amenizar os impactos da suspensão das atividades presenciais e ficará em vigor enquanto durar o contingenciamento adotado pela Universidade.

Conforme a Instrução Normativa 03/2020, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a defesa não presencial do TCC, que deve ser acordada entre o orientador, o estudante e os membros da banca examinadora, será realizada desde que o discente tenha condições de acesso à internet e aos equipamentos necessários para sua apresentação e arguição.

O pró-reitor da Prograd, Amauri Barros, explica que o graduando de qualquer curso pode requerer, desde que justifique a necessidade de ingressar num programa de pós, tomar posse em algum cargo ou assumir um emprego. “Há estudantes que estão com trabalhos bem encaminhados ou até mesmo concluídos. Agora, poderão adiantar a conclusão do curso e a colação. Inclusive, os da área da saúde, profissionais tão necessários nesse momento de crise sanitária”, afirmou.

As apresentações virtuais serão realizadas exclusivamente pela plataforma oficial do governo federal, a Webconferência RNP. A elaboração da ata de defesa, a folha de aprovação e o envio da versão final do TCC para a Biblioteca Central ou coordenações de cursos também deverão ser apresentados em formatos digitais, incluindo as assinaturas.

“Sabemos que, quando se fala em qualidade ou até mesmo do simples acesso à internet, ainda temos um número significativo que não dispõe do recurso, infelizmente. Mas esperamos apoiar muitos alunos por meio do uso das tecnologias e, de alguma forma, colaborar para o andamento de suas carreiras profissionais”, disse o pró-reitor.

Barros falou sobre o empenho da equipe da Prograd no sentido de adotar medidas para beneficiar os estudantes. “Professora Eliane Barbosa, da Coordenadoria dos Cursos de Graduação, conduziu com maestria a elaboração dessa Instrução Normativa. Os créditos por essa iniciativa são dela”, agradeceu. “Nossa vontade é atender plenamente nossos alunos. Estamos nos adaptando para ampliar nossas ações e minimizar os prejuízos nesse momento de crise”, afirmou.

Colações virtuais

Em relação à colação de grau não presencial, também autorizada pela Instrução Normativa, a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Sarita Araújo, esclarece que a maior parte do processo já é feita on-line, como o trâmite da documentação, mas que ainda há procedimentos que são realizados com a presença dos estudantes, a exemplo da assinatura da ata.

“Nesse caso, a gente faz o agendamento para que o formando compareça à secretaria do DRCA e assine o documento. Ainda estamos estudando a possibilidade de mudança desse fluxo, mas, no momento, essa etapa está sendo indispensável. É o único momento presencial que a gente agenda para o aluno comparecer”, explica a diretora.

Lembrando que, conforme a Portaria 407/2020, emitida pelo Gabinete do Reitor, com o objetivo de evitar aglomerações, as colações de grau estão sendo realizadas por ato administrativo e somente para alunos dos cursos considerados indispensáveis ao enfrentamento da pandemia da covid-19. Graduandos dos demais cursos devem apresentar documento que ateste a necessidade de colação emergencial.