Por G1 AL


Governador de Alagoas prorroga isolamento social até 30 de junho

Governador de Alagoas prorroga isolamento social até 30 de junho

Decretos do governo de Alagoas e da Prefeitura de Maceió intensificaram as medidas que já vinham sendo adotadas para conter a disseminação dos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre elas está o fechamento de escolas, igrejas, shoppings e parte do comércio.

Veja abaixo como a pandemia tem afetado a rotina dos alagoanos.

Comércio

O comércio fechou no dia 20 de março, inicialmente por um período de 10 dias. Contudo, novos decretos prorrogaram esse prazo. Atualmente, a determinação é para o fechamento de lojas até o dia 30 de junho, mas está autorizado o funcionamento dos seguintes segmentos:

  • papelarias
  • livrarias
  • bancas de revista
  • lojas de material de limpeza
  • lavanderias
  • concessionárias de veículos
  • lojas de aviamentos e tecidos (necessárias para a ampliação da produção artesanal e industrial de máscaras)
  • grandes supermercados (obrigatório o uso de máscaras por todos os funcionários e clientes)
  • bares e restaurantes (por meio de delivery e sistema "pegue e leve")
  • farmácias
  • postos de combustíveis
  • funerárias
  • lojas de produtos para animais
  • oficinas mecânicas

Agências bancárias

Enquanto durar a pandemia, instituições bancárias e lotéricas devem obrigatoriamente organizar as filas, com o uso de sinalização horizontal disciplinadora, para assegurar o distanciamento social de 1,5 metros entre clientes e adotar outras medidas preventivas contra o coronavírus. Só é permitida a entrada de clientes com máscaras.

Transporte

Educação

Velórios e sepultamentos

Por decreto da prefeitura de Maceió, foi determinado que, em casos de mortes por causa do coronavírus, até em casos suspeitos, a duração máxima será de uma hora por velório e enterro, com o caixão fechado e limite de dez pessoas. Já no caso de óbitos que não sejam provocados pela Covid-19, a duração máxima será de três horas com a presença de 20 pessoas. Os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído coronavírus não devem comparecer ao cemitério.

Igrejas

No dia 21 de março, templos, igrejas e demais instituições religiosas foram obrigados a fechar durante 10 dias, mas um novo decreto de emergência do Governo de Alagoas prorrogou essa determinação. O Arcebispo de Maceió já havia cancelado as procissões e a Via Sacra em todo o estado.

Praias, lagoas e rios

Ficam suspensas a prática de exercícios físicos e a permanência de pessoas, além das atividades comerciais, na orla marítima e lagunar até o dia 10 de junho, com exceção aquelas de abastecimento alimentar, como o Centro Pesqueiro do Jaraguá. Os passeios turísticos também estão proibidos, inclusive em veículos ou embarcações.

Também por decreto, a Prefeitura suspendeu o Domingo de Lazer, projeto conhecido como Rua Fechada, que acontece uma vez por semana na Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde. A medida começou a valer no dia 19 de março.

Prefeitura de Maceió

Foram suspensos todos os eventos públicos municipais e também não serão concedidas licenças ou alvarás para realização de eventos privados ou públicos, de natureza governamental, esportiva, artística, cultural, política, científica, comercial e religioso, independentemente da quantidade de pessoas.

Além disso, os servidores públicos passaram a exercer as atividades em casa. Por isso, foi suspenso o atendimento presencial ao público nos órgãos municipais, passando a acontecer por telefone e e-mail, exceto para os serviços essenciais.

Prefeitura de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca decretou situação de emergência por 60 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Determinou a suspensão de eventos públicos para 500 pessoas ou mais e de viagens a trabalho de servidores públicos durante a pandemia. Também foi instituído regime de plantão e rodízio de servidores aos órgãos da Administração Pública e criação de Gabinete de Crise para adoção de medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Governo de Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), decretou ponto facultativo para servidores estaduais desde o dia 20/03. Um novo decreto estende a medida até 30/06.

Também foram suspensos todos os eventos com público acima de 500 pessoas, instituição de teletrabalho para os servidores estaduais com mais de 60 anos e a proibição de viagens de servidores ao exterior.

Porto de Maceió

Foi determinado pelo Governo de Alagoas que a administradora do Porto de Maceió suspenda as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte.

Pacotes de passeios locais para turistas que chegam a Alagoas em cruzeiros são suspensos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) suspendeu todo o atendimento ao público em suas dependências no estado de Alagoas, incluindo o prédio-sede, em Jaraguá, e o Posto de Emissão de Passaportes, no Shopping Maceió. Apenas as situações consideradas de extrema necessidade terão atendimento, e ainda assim dentro de condições preestabelecidas.

Cinema e teatro

Estado e Prefeitura de Maceió determinaram fechamento dos cinemas de Alagoas por um período de 15 dias a partir do dia 19 de março, mas um novo decreto de emergência do Governo de Alagoas prorrogou essa determinação até 30/06.

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) suspendeu os eventos no Teatro Deodoro, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso e no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Visitas às exposições do local estão suspensas enquanto durar a pandemia do coronavírus. Mais informações, pelo atendimento online, nas redes sociais do @teatrodeodoro ou pelo telefone (82) 3315-5660.

Judiciário

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) e o Tribunal de Justiça (TJ-AL) anunciaram a suspensão de atendimento ao público, para prevenir a disseminação do novo coronavírus, e outras medidas:

  • Tribunal Regional do Trabalho: autorizou servidores que voltaram de viagens a locais com surto de coronavírus a trabalharem de casa, suspensão da visitação ao Memorial Pontes de Miranda e suspensão do recadastramento anual dos servidores inativos e pensionistas do TRT-AL.
  • Tribunal de Justiça: juízes e servidores do Judiciário de Alagoas passaram a trabalhar de casa no dia 20/03.
  • Tribunal Eleitoral: instituiu regime de trabalho remoto temporário a todos os servidores no dia 19/03 e suspendeu atendimento ao público.
  • Defensoria Pública Estadual: suspendeu no dia 17/03 o atendimento presencial, com exceção dos casos de emergência. O órgão orienta que, durante este período, o público pode obter informações dos processos através do site da Defensoria, do Disque Defensoria, no número 129, ou através do Whatsapp, nos números 98704-2015 e 98704-7336 ou pelo e-mail dpal.mensagens@gmail.com.
  • Ministério Público Federal: também determinou no dia 13/03, sem prazo definido, teletrabalho aos servidores que voltaram de viagem para locais com registro de surto de Covid-19, mas ampliou a autorização para servidores e estagiários com doenças respiratórias crônicas, gestantes, com filhos menores de um ano ou que vivem no mesmo ambiente que idosos com doenças crônicas e maiores de 60 anos.

Futebol

O Campeonato Alagoano está suspenso até o dia 30 de abril. Inicialmente, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) tinha paralisado, no dia 16/03, o Estadual por 15 dias, mas depois essa paralisação foi prorrogada novamente e passou a seguir as normas determinadas no decreto estadual.

O novo decreto de emergência anunciado no dia 22 de junho, porém, autoriza os clubes a retomarem os treinos presenciais, desde que tenham atendido às normas da Secretaria de Esporte e Lazer da Juventude (Selaj).

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!