quinta-feira 2 de maio de 2024

Contra duas “candidaturas bolsonaristas”, PSOL recomenda voto nulo em Maceió

Partido participou da eleição com o nome da ex-reitora da Ufal e assistente social Valéria Correia

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação

Alfredo Gaspar e JHC se enfrentam no segundo turno em Maceió | Divulgação

Nem Alfredo Gaspar de Mendonça, nem JHC. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que participou da eleição com o nome da ex-reitora da Ufal e assistente social Valéria Correia, recomenda o voto nulo no 2º turno.

O partido, que formou uma frente de esquerda com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), destaca que a recomendação e um posicionamento contra duas candidatutas com “vínculos bolsonaristas”.

“Temos a certeza de que cada voto foi consciente de que a esquerda pode realizar as mudanças que Maceió, Alagoas e o Brasil precisam para enfrentar o obscurantismo, o conservadorismo, a negação da ciência, a destruição dos serviços públicos e dos servidores, o racismo, o machismo, a misoginia, a LGBTfobia, a retirada dos direitos sociais e trabalhistas e a destruição do meio ambiente, características do Bolsonarismo”, diz a nota.

Leia, abaixo, na íntegra:

O Partido Socialismo e Liberdade agradece os 13.568 votos depositados em sua candidatura à prefeitura de Maceió, que neste pleito formou com o PCB uma frente de esquerda que apresentou uma alternativa popular.

Temos a certeza de que cada voto foi consciente de que a esquerda pode realizar as mudanças que Maceió, Alagoas e o Brasil precisam para enfrentar o obscurantismo, o conservadorismo, a negação da ciência, a destruição dos serviços públicos e dos servidores, o racismo, o machismo, a misoginia, a LGBTfobia, a retirada dos direitos sociais e trabalhistas e a destruição do meio ambiente, características do Bolsonarismo.

Nossa proposta para Maceió é abolir o trato da coisa pública como privada, enfrentando os interesses de grupos econômicos e políticos que se perpetuam no poder ou se apresentam como novo para nutrir a reprodução das desigualdades sociais, o desmonte das políticas públicas, a retirada dos direitos das/os trabalhadoras/es e dos servidores públicos, das opressões de classe, raça, gênero e sexualidade.

Também defendemos o enfrentamento dos interesses econômicos e políticos que loteiam a cidade de Maceió para se beneficiarem, colocando o lucro acima da vida e destruindo o meio ambiente, quando permitem a especulação imobiliária predatória e o crime ambiental provocado pela Braskem com a mineração que afunda bairros e histórias de milhares de pessoas. Esses interesses condenam os moradores da periferia de Maceió a viverem sem saneamento básico adequado e em péssimas condições de moradia causando 80% das doenças.

O abandono do poder público e a miséria gritante existente em Maceió, da orla lagunar, passando pelo Vale do Reginaldo, Jacintinho à parte alta da cidade não pode ser invisibilizada, condenando seus moradores a terem uma taxa média de letalidade por Covid-19 duas vezes maior que os moradores dos bairros mais bem estruturados, durante a pandemia.

A conjuntura só nos mostra que não temos alternativa para o segundo turno, tendo em vista que as duas candidaturas que se apresentam não se coadunam com os nossos princípios éticos, políticos e ideológicos, nem tão pouco com a nossa concepção de sociedade e de cidade. São candidaturas com vínculos bolsonaristas, que só reafirmam seus acordos e pactos com as oligarquias políticas de Alagoas e com o grande capital, em detrimento da vida da população maceioense. Diante dessa fatídica realidade, o PSOL convoca a sua militância a votar nulo, como um posicionamento crítico, resistente e responsável, que defende a vida e uma sociedade igualitária. Vamos votar nulo e fortalecer a nossa luta!

Nossa voz coletiva fará valer o acesso à cidade e às condições dignas de vida da maioria da população de Maceió! ELES NÃO!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de novembro de 2020 1:22 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *