Em nota, HU explica corte de alimentação de estudantes do curso de medicina

04/11/2020 10:36 - Maceió
Por Redação
Image

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) enviou uma nota referente à matéria sobre os estudantes de medicina que tiveram a alimentação cortada e informou que, desde fevereiro, está em negociações com coordenação de estágio e com a direção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed/Ufal) sobre o tema refeições de estagiários com recursos SUS. 

Ao todo, 24 cursos da Universidade Federal fazem estágio no Hupaa, 22 nunca se alimentaram com recursos do SUS. Dos 24 cursos, apenas alguns alunos do 5º e 6º anos de Medicina e poucos de Enfermagem se alimentavam no Hospital, sendo que dentre os de Medicina, historicamente, metade dos alunos já não utilizavam o serviço. 

Segundo a nota, a descontinuidade se deveu a necessidade de se adequar a legislação. O Hospital foi auditado e essa auditoria apontou ilegalidade na continuidade de fornecimento dessas refeições, ilegalidade essa também confirmada pelo setor jurídico. Da mesma forma, também por questões legais, funcionários da gestão não tem alimentação subsidiada pelo SUS.   

Por essas razões, a gestão do Hospital não pode cometer ilicitudes. Contudo vem se reunindo com e buscando alternativas junto a representantes do  Centro Acadêmico de Medicina e irá garantir espaço físico equipado para quem desejar trazer sua alimentação, bem como vem conversando com a Pró-Reitoria Estudantil da UFAL visando garantir alimentação aos que estiverem em vulnerabilidade social e comprovadamente não tenham recursos para alimentar-se sem ajuda ou subsídio. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..