Monitora 77

Ufal exporta tecnologia para monitorar candidatos nas eleições da Paraíba

Monitora 77 auxilia em investigações de candidatos nas redes sociais

acessibilidade:

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) firmaram uma parceria que resultou na criação de uma ferramenta para auxiliar na investigação de condutas de candidatos no ambiente virtual, nestas eleições municipais. O Monitora77 foi apresentado ontem (10) pelo MPPB e Ufal a membros do MP Eleitoral.

Em sua primeira versão, a ferramenta que faz referência às 77 zonas eleitorais paraibanas recupera informações de perfis-alvos na rede social Instagram, com o objetivo de preservação da cadeia de custódia da prova digital, ou seja, possibilita documentar procedimentos, identificando e coletando os atos e sua origem para análise dos promotores eleitorais, mesmo se houve descarte eventual das evidências.

Elaborado pelo Laboratório de Estatística e Ciência de Dados (LED), do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, o Monitora 77 já iniciou o trabalho de varredura dos dados publicados. E o secretário de Planejamento e Gestão do MPPB, promotor Leonardo Quintans, agradeceu o compromisso da Ufal com esse projeto.

“A gente sabe que a Universidade tem uma missão muito importante; tem o papel de contribuir com a sociedade não só com a propagação do conhecimento, mas com a aplicação dele e, nessa aplicação, na mudança da realidade social, como o Ministério Público busca também. Então, a parceria com a Universidade é um caminho muito frutífero”, destacou, enaltecendo o trabalho do LED, coordenado pelo professor Krerley Oliveira.

Tempo real

Os dados não são monitorados em tempo real, mas podem registrar todas as informações com datas retroativas e o acesso é restrito ao MPPB. Em uma semana de trabalho, já foram atualizadas milhares de postagens com as referidas mídias, entre fotos e vídeos.

Mesmo que os posts sejam apagados, a ferramenta consegue rastrear pelo código gerado na internet. Mais detalhes sobre o funcionamento do Monitora77 não serão disponibilizados ao público por uma questão de segurança nas investigações. O recurso vai facilitar o trabalho dos promotores envolvidos com as eleições municipais na Paraíba.

“Estou grata por ter firmado essa parceria com a Ufal, agradeço ao professor Krerley. Esse ano é atípico para nós que trabalhamos no eleitoral porque praticamente toda eleição é feita na internet por causa da pandemia, então é muito difícil, e dessa dificuldade temos esse fruto. Eu agradeço ao professor e aos alunos que trabalharam de uma forma célere para transformar o que para nós é difícil numa ferramenta fácil”, ressaltou a promotora Dulcerita Soares Alves, enfatizando ainda a participação dos estudantes do Laboratório, maioria oriunda de escolas públicas e medalhista em olimpíadas de matemática.

Contribuição de estudantes

O professor Adriano Barbosa, membro do LED e chefe de desenvolvimento da equipe, reforçou o empenho dos alunos José Augusto Silva, do curso de Engenharia de Computação, e Maurício Maciel, de Matemática, que trabalharam no projeto de parceria com o MPPB.

O professor Krerley falou sobre a oportunidade de abrir espaço para talentos como esses estudantes e salientou que a experiência que o laboratório já tem com questões do judiciário em Alagoas serviu de ponte para a parceria firmada com o MP da Paraíba.

“A gente tem um projeto de inteligência artificial com o judiciário de Alagoas, mas no de internet é o primeiro projeto de monitoramento e acho que ele vai dar muitos frutos, porque é muito interessante e está bem alinhado ao que a gente faz. Esse é só o primeiro passo na colaboração em prol da sociedade. Só temos a agradecer a oportunidade e a confiança”, finalizou. (Com informações da Ascom Ufal e MPPB)

Reportar Erro