6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Empresa Junior da Ufal estreia em pesquisa eleitoral com sucesso

Pesquisas da empresa júnior contrariaram os números do Ibope

Um grupo de estudantes da Faculdade de Administração da Ufal é a grande novidade da eleição de Maceió no segmento de pesquisas eleitorais.

Eles comandam a JRS Consultoria – um tipo de empresa típica do mundo acadêmico – dentro do Campus da Ufal na Cidade Universitária.

Durante a eleição de Maceió eles entregaram quatro pesquisas: duas no primeiro turno e duas no segundo turno.

Em certo momento contrariaram resultados de nomes sagrados do setor de pesquisa eleitoral que, diga-se, estão no mercado há bastante tempo, inclusive, o Ibope – o maior deles -, acertando o resultado do primeiro turno e, agora, no segundo turno.

A eleição de Maceió

Fundada em 1993 em uma iniciativa do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Ufal, Paulo da Cruz, a empresa oferece serviços de consultoria administrativa, financeira e de gestão de pessoas e tem o apoio docente indicado pelos próprios alunos.

Os alunos que cuidam da JRS viram na eleição a possibilidade de ampliar seu leque de serviços e foram instruídos a fazer o trabalho registrando cada pesquisa no TSE e a trabalhar com independência e confiança.

Da Cruz fez a supervisão da pesquisa, a responsável pela amostra estatística foi Bárbara Cambiou Lopes e o professor Luiz Dantas do Curso de Jornalismo foi o consultor político e eleitoral dos quatro estudos