7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ufal aponta descontrole da pandemia em Alagoas

Número de casos aumento 43% em relação à semana passada e Estado já tem 2.336 óbitos por Covid-19

O Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), informa um “forte avanço” de novos casos de coronavírus. E confirma a tendência de alta desenhada nas últimas semanas.

Na 48ª semana, foram notificados 1.254 casos em Alagoas, um aumento de 43% em relação ao período anterior.

“A situação apresenta sinais de descontrole da transmissão do novo coronavírus no estado, que, se não for controlada, poderá causar novos aumentos nas próximas semanas”. Trecho do documento.

Apesar de manter uma tendência de queda de novos óbitos, tendo registrado 20 casos na última semana. Maceió segue sem apresentar este tipo de queda.

Além da estabilidade nos óbitos, o crescimento da incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a evolução do Número Reprodutivo Efetivo também reforçam a tese de descontrole da pandemia no estado.

Números

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deste domingo (29/11), confirma mais 246 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 94.859 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 1.188 estão em isolamento domiciliar.

Outros 91.202 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 2.536 casos em investigação laboratorial. Foram registradas mais duas mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 2.336 óbitos por Covid-19.

Dois óbitos

No boletim deste domingo (29/11), mais duas mortes foram confirmadas, laboratorialmente, por causa do novo coronavírus, sendo uma vítima da capital alagoana e uma do interior do Estado:

  • A de Maceió era um homem de 43 anos, diabético, hipertenso, com doença de Parkinson e Alzheimer, que morreu no Hospital da Unimed.
  • A vítima do interior do Estado era um homem, de 51 anos, morador de São Miguel dos Campos, tabagista e com doença respiratória crônica, que morreu na Santa Casa de São Miguel dos Campos.

Leitos de Covid-19 do Estado

Dos 508 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 175 estavam ocupados até às 17h do último sábado (28/11), o que corresponde a 34% do total.

Atualmente, 60 pacientes estão em leitos de UTI, 04 ocupando leitos intermediários e 111 em leitos de enfermaria. Para acompanhar a evolução da ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19, acesse http://www.alagoascontraocoronavirus.com.br/