Eleições 2020 em Alagoas

Por G1 AL

Prefeito eleito de Maceió, JHC é entrevistado no AL1

O prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), falou em entrevista ao AL1 nesta segunda-feira (30) que a capital passará a ter protocolos próprios para enfrentamento da Covid-19 na sua gestão. Atualmente, a capital conta com decreto municipal neste sentido, mas que segue diretrizes determinadas pelo governo do estado.

"É pegar protocolos que são rígidos, porém seguros do ponto de vista da saúde, e também protocolos sanitários e, com essas medidas, tomar decisões de acordo com decretos locais. Maceió está muito a reboque dos decretos estaduais, mas Maceió terá seu procedimento também", afirmou JHC quando questionado sobre o controle da pandemia na capital.

Embora defenda adoção de medidas de segurança sanitária, o período de campanha eleitoral foi marcado por aglomerações, assim como a festa da vitória, no domingo (29). Em diversos momentos JHC foi fotografado e filmado sem máscara de proteção.

O prefeito eleito falou ainda, durante a entrevista no AL1, que é preciso adotar os cuidados necessários, mas sem causar "pânico desmedido antes da hora".

"A gente já sabe que o nosso sistema de saúde já está mais fortalecido do que quando nos pegou desprevenido [no início da pandemia]. Regras e procedimentos hoje já estão muito mais claros. É ter precaução, mas temos que ter cuidado para não gerar um pânico desmedido antes da hora", afirmou.

Sobre a situação dos alunos da rede municipal, que estão sem aulas desde março, JHC defendeu uma busca ativa das famílias para tentar restabelecer o vínculo dos estudantes com a escola. "A gente está se organizando para o retorno às aulas, precisamos mostrar que eles ainda têm um vínculo".

Para os primeiros 100 dias de governo, uma auditoria deve ser realizada para definição de todas as prioridades. "Vamos fazer um diagnóstico real das contas públicas para a gente poder preservar recursos para investir em áreas vitais do Município", disse.

Transição de governo

A equipe de transição deve ser anunciada até terça, segundo o prefeito eleito. "Amanhã a gente já começa a definir os primeiros nomes [da equipe]".

Por meio das redes sociais, JHC informou que a equipe terá caráter técnico e que a seleção do quadro será feita por meio de análise de currículo, que pode ser enviado por interessados em fazer parte da equipe para o email transicaojhc@gmail.com.

"A coordenação do Time de Transição será feita pelo deputado Davi Maia, e nesse time estará também o professor pós-doutor da Ufal, Elder Maria. Divulgaremos mais nomes no decorrer do dia", postou JHC no Twitter.

Relação com o Estado

JHC derrotou no segundo turno o candidato apoiado pelo governador Renan Filho (MDB), Alfredo Gaspar de Mendonça. Passado o período da campanha, o prefeito eleito afirmou que espera uma boa relação com o Estado.

"O palanque foi desarmado, a gente precisa ter a melhor relação institucional, precisamos ter uma discussão convergente. Não tenho dúvidas de que isso é um processo de amadurecimento político, exige responsabilidade de todos que estão à frente, conduzindo os destinos do nosso estado, da nossa capital", disse.

"Agora é trabalhar, pedir ajuda de todos, contribuir e colaborar com o que for necessário", falou JHC.

JHC, prefeito eleito de Maceió pelo PSB, é entrevistado no AL1 — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Veja notícias mais recentes no G1 AL