Por G1 AL


Alagoanos protestam pela morte de João Alberto, morto em um supermercado em Porto Alegre

Alagoanos protestam pela morte de João Alberto, morto em um supermercado em Porto Alegre

Uma manifestação contra o racismo e para pedir Justiça para o caso do cidadão negro João Alberto, que foi agredido a até a morte dentro de uma loja do Carrefour no Rio Grande do Sul, foi realizada na tarde deste domingo (22) na orla de Maceió.

Com uma faixa com a frase "Vidas Negras Importam", com cartazes e com frases sobre o racismo, os manifestantes pediram um basta para esse tipo de crime.

Vários integrantes de movimentos sociais e de partidos participaram do protesto como a Unidade Popular, Partido dos Trabalhadores (PT), União da Juventude e Rebelião, Movimento Correnteza, DCE Ufal, Movimento de Mulheres Olga Benário, Alfronte Levante Popular e Psol.

Manifestação contra o racismo é realizada em Maceió — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta

O caso do jovem negro que denunciou o supemercado GBarbosa por agressão foi lembrado no ato. O advogado Basile Christopoulos, que representa o jovem participou do evento.

"Foi um caso bárbaro. Um jovem que aos 19 anos foi comprar um celular no supermercado GBarbosa da Feirinha do Tabuleiro e aí foi abordado por alguém que se dizia policial e sofreu agressões. Colocaram um saco na cabeça dele, foi espancado violentamente. Ele fez um exame de corpo de delito no IML, fez um boletim de ocorrência para punir aqueles que o torturaram e praticaram essa violência física, como também indenização do ponto de vista civil, porque foi uma violência muito triste. A família está muito abalada com a situação toda que ocorreu", disse Basile.

"Eu sou apoiador da causa antirracista. Eu acho que o Brasil é um país que tem muito racismo ainda. Esses casos que estouraram nos últimos dias mostram como a gente precisa debater melhor a questão do racismo e educar a todos, brancos e negros, para que a gente possa ter uma sociedade mais justa, especialmente para aqueles negros que estão morrendo todos os dias e muita gente não está fazendo nada", disse o advogado.

Manifestação em Maceió pede Justiça para o caso João Alberto — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta

Manifestantes pintam faixa "Vidas Negras Importam" em Maceió — Foto: Isabelle Monteiro/TV Gazeta

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!