Ufal e Uneal decidem não voltar às aulas presenciais agora

22/10/2020 19h07
Ufal e Uneal decidem não voltar às aulas presenciais agora
Aulas - Foto: Divulgação

O governador Renan Filho (MDB) autorizou a retomada de aulas presenciais para adultos, mas mesmo assim não vai acontecer para todas as instituições de ensino na próxima segunda-feira (26). Isso porque ainda não há um consenso entre os estabelecimentos sobre a retomada ainda este ano.

Conforme anúncio do governador, podem retornar, a partir da segunda-feira (26), aulas presenciais para adultos em todos os segmentos, incluindo cursos superiores, de línguas e profissionalizantes. O protocolo com as orientações sanitárias para o retorno das aulas, segundo apurou a reportagem, será publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira.

Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), maior instituição de ensino de Alagoas, por exemplo, disse que não tem previsão de retorno das aulas presenciais, e que vai depender de determinações do Ministério da Educação (MEC).

Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas ratifica que as aulas do Semestre Especial Virtual permanecerão on-line até dezembro, deste ano, conforme o planejamento definido em diálogo com a comunidade acadêmica.

Ressalte-se ainda que, embora o novo decreto do Governo do Estado de Alagoas, publicado nesta quinta-feira(22), em suplemento do Diário Oficial, permita a realização de aulas presenciais para adultos, a recomendação é ainda que se priorize as aulas virtuais, diante do enfrentamento da pandemia.

Escolas Privadas

Segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Alagoas (Sinepe/AL), as instituições, os estabelecimentos privados de educação já estão preparados para o retorno, assim que for autorizada a volta presencial das aulas para crianças e adolescentes. “Todas as escolas estão preparadas e têm definidas as medidas de segurança, aguardando somente o retorno. O setor está agonizando e precisa urgentemente voltar, inclusive porque estamos próximos do período de matrículas para 2021”, disse a professora Barbara Heliodora, presidente do Sindicato.