Por G1 AL

Peixes são encontrados mortos por pescadores

Pescadores da Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas, encontraram peixes mortos na foz do rio Santo Antônio nesta quinta-feira (24). Os peixes eram da espécie manjubinha e a causa da morte está sendo investigada por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Uma amostra da água foi coletada e passará por análise. Segundo relato dos pescadores a região sofre com o lançamento de esgotos, lixo, tiborna e outros causadores de poluição provocados pela ação humana.

O pesquisador da Ufal, Emerson soares, disse que a Universidade está monitorando ambientes aquáticos na tentativa de identificar os agentes poluentes que provocam esse tipo de ocorrência.

" O que nós estamos tentando fazer com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas é monitorar ambientes aquáticos, coletar a água e também os peixes como bioindicadores de impacto ambiental, pra com isso a gente ver os efeitos desses contaminantes, quais são os contaminantes, os efeitos deles nos peixes e a gente identificar essas fontes poluentes pra tentar traçar um plano ou um planejamento estratégico pra evitar esses eventos de mortalidade cada vez mais frequentes ano após ano nessas áreas", explicou.

O resultado da análise da água da foz do rio Santo Antônio não tem prazo para ser concluído.

Confira os vídeos mais recentes do G1 AL

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1