Por Vivi Leão, G1 AL

Em caso de aprovação pelo Consuni, estudantes da Ufal vão ter aula remota — Foto: Vivi Leão/G1

Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiram, durante assembleia nesta segunda-feira (31), pelo ensino remoto durante a pandemia do coronavírus. Mas a decisão vai passar por aprovação em reunião com o Conselho Universitário (Consuni) nesta terça (1º).

Na segunda, 250 professores participaram da assembleia, desses, 101 votaram pela aprovação do ensino remoto na Ufal, 22 votos foram pela não aprovação do ensino remoto, e 52 para suspender a proposta de ensino remoto e realizar um diagnóstico após retomar o debate no Consuni.

O resultado da assembleia será apresentado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) ao Consuni nesta terça.

“A Adufal procurou democratizar ao máximo o debate sobre o ensino remoto. Agora iremos sistematizar as propostas apresentadas e fazer as proposições devidas no âmbito do Conselho Universitário. Vamos procurar assegurar a garantia dos direitos dos professores nesse momento de absoluta excepcionalidade que estamos atravessando”, comentou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Internet para aulas remotas

O MEC vai oferecer pacotes 4G para que alunos em vulnerabilidade social possam acompanhar aulas online durante o período de isolamento social. Em Alagoas, 11 mil estudantes podem ser beneficiados.

Sandra Lira, vice-presidente da Adufal, diz que a falta de acesso à internet é preocupante, e propõe que o estudo remoto só comece quando os chips forem entregues aos alunos.

"Hoje a Ufal atende estudantes de comunidades rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos. Em áreas onde não há quase nenhum acesso à internet. Com a chegada desses chips há a expectativa de que essa exclusão digital diminua e que seja possível implantar atividades acadêmicas remotas para a maioria. Nossa posição é que [as aulas] só comecem com a chegada dos chips".

Um novo calendário acadêmico ainda será definido, com prazos de matrícula e período de aulas.