Por G1 AL

Novos alunos da Ufal podem se matricular até o dia 23 de abril

O prazo para os novos alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fazerem a pré-matrícula no ano letivo 2021.1 começa à 0h desta terça-feira (20) e se encerra às 23h59 de sexta (23). Segundo o responsável pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Ufal, Zeuxis Morais, esse é o período para o envio eletrônico dos documentos exigidos a partir da demanda em que está concorrendo.

“O Sisu prevê que podemos alterar um pouco o calendário, então, publicamos hoje a lista de classificados com a convocação, após passar por toda conferência de dados. Os candidatos já sabem quais são os documentos exigidos e podem adiantar a digitalização para enviar a partir desta terça (20)”, disse Zeuxis reforçando que teve redução de um dia de prazo para receber a documentação.

Os alunos devem ficar atentos às demais datas:

• Resultado Preliminar da Análise dos Documentos: 29/04
  • Recursos: 30/04 a 03/05
  • Resultado Final: 05/05

O resultado da Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado pelo Ministério da Educação na sexta-feira (16) e a Copeve publicou nesta segunda (19) o edital de convocação de matrícula.

Ao todo são 2.905 classificados nos 82 cursos de graduação da Ufal.

Serão considerados desistentes aqueles que não enviarem a documentação ou não participarem da Banca de Validação, se for o caso.

A matrícula só será efetivada e a vaga garantida após assinatura eletrônica na Ata de Confirmação de Matrícula, numa segunda etapa, quando inicia o período letivo 2021.1.

Cotas

No caso dos alunos que serão convocados para as vagas de cotas, nas demandas 2, 2-PcD, 4 ou 4-PcD, que se autodeclararem Negros (Pretos ou Pardos), devem, “obrigatoriamente, participar da etapa de Validação da Auto-declaração Étnico-racial para comprovar que atendem aos critérios”, conforme prevê o edital. É preciso ficar atento aos procedimentos a serem seguidos dentro dos prazos que o edital vai estabelecer.

Lista de espera

Os candidatos podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera da Ufal, pelo site do Sisu, até 23 de abril.

Havendo vagas remanescentes, a Ufal vai convocar para a pré-matrícula, em segunda chamada, os candidatos suplentes, aqueles classificados em até seis vezes o número de vagas remanescentes de cada campus/unidade, curso, turno e demanda.

O edital alerta que esses candidatos com status de ‘suplente’ farão pré-matrícula em caráter condicional e só podem ocupar uma vaga em decorrência de desistência de candidato já matriculado em chamada anterior ou de classificado da Lista de Espera, por ordem de classificação.

Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas