Quatro bairros de Maceió apresentam nível baixo de casos Covid-19, segundo monitoramento da Ufal

21/04/2021 08:00 - Geral
Por Redação*
Image

Quatro bairros de Maceió apresentam baixo nível de criticidade de casos de Covid-19. Segundo um monitoramento especial realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta sexta-feira (20), os bairros Mutange, Garça Torta, Riacho Doce e Pescaria estão na contramão dos altos números de infectados pela doença na Capital alagoana.

De acordo com os pesquisadores, em dois meses, os quatro bairros aparecem com apenas uma semana de alta e apresentam nível de criticidade considerado muito baixo. O estudo avaliou as últimas oito semanas e baseou-se na frequência do crescimento dos casos da Covid-19 durante o período.

O monitoramento também apontou que os bairros de Trapiche da Barra, Ponta Verde, Gruta de Lourdes, Serraria, Santa Lúcia e Tabuleiro do Martins estão com nível de criticidade moderadamente alto, o que corresponde a cinco semanas consecutivas em alta.

Conforme o monitoramento, o município de Pindoba é apontado como outra referência otimista para o estado, pois não registrou aumento nos casos da doença durante o período monitorado. Já as cidades de Arapiraca, Barra de São Miguel, Rio Largo e Barra de Santo Antônio ainda apresentam nível alto de criticidade, com seis semanas consecutivas de crescimento dos casos.

O coordenador do monitoramento, realizado pelo Instituto de Geografia e Meio Ambiente da Ufal (Igdema), Esdras Andrade, explica que os níveis de criticidade variam de ‘baixíssimo’, quando não são verificados aumentos nos casos em nenhuma das últimas oito semanas, a ‘altíssimo’, quando são constatados que os municípios e bairros atingiram oito semanas consecutivas de alta nos números de casos registrados.

Esdras Andrade afirma que Alagoas está atualmente no mesmo patamar dos números de junho de 2020, quando a pandemia aqui no estado estava no seu ápice. “A taxa média de crescimento diário vem ficando em torno de 0,45% em Maceió e de 0,44% em Alagoas”, frisou o pesquisador.

O monitoramento espacial da Covid-19 em Alagoas é feito a partir dos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgados diariamente. Os pesquisadores iniciaram o levantamento a partir do primeiro caso registrado da doença no estado, em março de 2020. O trabalho mais detalhado em Maceió ocorre desde o mês de maio, quando houve a divulgação dos primeiros boletins da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag).

*Com Ascom Ufal

Your alt text