Dólar com. 5.0723
IBovespa 0.58
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
23/04/2021 às 15h30

Geral

Parceria entre Ufal e universidade americana promove encontro de cientistas

Evento é direcionado a pesquisadores com doutorado e acontece entre os dias 27 de maio e 3 de junho

Nos dias 27 e 28 de maio e 3 de junho acontece o workshop Empowering Traditional Communities in the Brazilian Coastal Zone to Adapt to the Climate Crisis, totalmente virtual. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Alagoas e a Manchester Metropolitan University (UK) e financiado pelo British Council. Conta também com a colaboração de pesquisadores da University of Manchester, University of Exeter no Reino Unido, do Centro Universitário Cesmac e da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas.

A Ufal, por meio da professora Ana Malhado, do Laboratório de Conservação no Século 21 (@lacos21) é a principal pesquisadora no Brasil e, junto com o professor Richard Preziosi (MMU-UK), coordena este projeto internacional, financiado pelo British Council.

Pesquisadores com doutorado são convidados a participar deste workshop, que é endossado pela Década da Ciência Oceânica para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e visa empoderar e conectar cientistas, gestores e comunidades tradicionais costeiras do Brasil que buscam legitimidade e representação na interface entre Ciências do Mar, ciência cidadã, mudanças climáticas e comunicação.

Durante os três dias do evento, os participantes formarão grupos de acordo com sua área de trabalho e vão desenvolver Planos de Ação e Pesquisa em um dos seguintes temas: Equidade de Gênero, Ciência Cidadã, Ciência Oceânica ou Ciência da Comunicação. Os times irão propor estratégias de adaptação e resiliência às mudanças climáticas para as comunidades tradicionais costeiras no Brasil. Ao final do workshop, as melhores propostas de cada tema receberão um financiamento de até £8.750 (oito mil setecentos e cinquenta libras) para colocarem seus planos de ação em prática durante seis meses de execução.

Dessa forma, o evento também busca estabelecer colaboração internacional entre os participantes que possam fomentar soluções inovadoras e aumentar o conhecimento sobre os impactos das mudanças climáticas nas comunidades tradicionais costeiras.

Para saber mais e se inscrever, visite o site.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]