Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Observatório Covid da Ufal reforça necessidade de atenção em meio à flexibilização

Professor Gabriel Badue diz esperar que mudanças não tenham impacto na tendência de desaceleração

A autorização para reabertura do comércio, bares, restaurantes e praias, pelo Governo de Alagoas, é encarada com preocupação pelos que integram o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Eles dizem que o momento ainda é grave, com alto número de mortes e de casos novos, além da ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar.

O coordenador do grupo, professor Gabriel Badue, afirmou que, apesar da leve redução dos principais indicadores epidemiológicos ao longo da última semana, o risco pandêmico ainda é alto devido à alta incidência de casos, óbitos e ocupação hospitalar.

Leia também

“Entendemos que a manutenção dos cuidados é fundamental para a obtenção de evidências de controle da transmissão nas próximas semanas, o que acarretará na redução dos indicadores mencionados acima”, avalia.

Segundo ele, os indicadores que compõem a matriz de risco, adotada pelo Governo do Estado, não são públicos, o que inviabiliza uma avaliação pontualmente acerca da decisão da equipe governista em flexibilizar algumas das medidas adotadas até então.

“Esperamos que tais mudanças não tenham impacto na tendência de desaceleração observada na última semana, para que possamos começar a observar novamente evidências de controle”, destaca Gabriel Badue.

Ele acrescenta que é imprescindível a conscientização da gravidade da atual situação pandêmica, como ainda sendo crítica, e a responsabilidade de cada cidadão para o cumprimento das medidas de controle.

“Assim, o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso da máscara continuam sendo fundamentais para vencermos essa batalha, enquanto não atinjamos a imunidade coletiva, única forma efetiva de controlar a transmissão”, conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas