07 Agosto 2021 - 07:00

Pesquisadores lançam e-book sobre Jogos digitais com selo da Edufal

Divulgação
Lançamento será transmitido pelo Zoom e livro poderá ser acessado no Riufal e Edufal

Em novo lançamento pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), os professores do Centro de Educação, Fernando Pimentel, Deise Francisco e Adilson Ferreira, apresentam Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da Covid-19. Será na próxima quarta-feira (11), às 14h, com transmissão transmitido via Zoom.

A solenidade será on-line devido ao contexto da pandemia e pelo fato dos autores e serem de várias localidades espalhadas pelo Brasil e exterior. O livro será somente no formato digital e ficará disponibilizado no Repositório Institucional da Ufal (Riufal) e, depois, em alguma plataforma da Edufal.

A ideia é encontrar alternativas viáveis para diminuir as consequências negativas da interrupção das atividades formais de ensino e aprendizagem em decorrência do fechamento de creches, escolas e instituições de ensino superior devido à pandemia da covid-19. “Buscamos entender os jogos digitais como um sistema computacional que envolve desafios, sendo definido por regras, interatividade e feedback, com um resultado quantificável e, muitas vezes, provocando uma reação emocional. Estes sistemas, podem agregar possibilidades de ensino e de aprendizagem”, explicou o professor Fernando Pimentel.

O livro está dividido em duas partes, contemplando estudos realizados por pesquisadores de 13 universidades de diversos estados do Brasil, mas também de Portugal e daEspanha. Na primeira parte, sete capítulos tratam da temática dos jogos digitais em contextos educacionais, sejam eles formais, informais ou não formais. A segunda parte do livro é composta por oito capítulos, que discutem experiências com as tecnologias digitais, na educação presencial e a distância, problematizando também uma “nova” perspectiva até então denominada de “ensino remoto”.

Durante o lançamento, cada autor terá entre 4 e 5 minutos para apresentar seu texto, comentando objetivos e realizando a leitura do capítulo. “Esperamos que este momento de pandemia seja relevante para a humanidade; que possamos crescer no olhar do que somos e do que queremos ser. No âmbito da educação, vemos que precisamos avançar muito, nas epistemologias, metodologias, teorias, pesquisas... ainda estamos no começo da história”, completou Pimentel.

por Jacqueline Freire/Ufal

Comentários comentar agora ❯