MEIO AMBIENTE

Capacidade de atuação ambiental do governo é limitada, diz analista da Economia

Para o analista de planejamento e orçamento, Paulo Coutinho, coordenação sobre política e planejamento ambientais é frágil e dependente de acordos internacionais

Fernanda Fernandes
postado em 06/08/2021 14:03 / atualizado em 06/08/2021 14:08
 (crédito: Étore Medeiros/CB/D.A Press)
(crédito: Étore Medeiros/CB/D.A Press)

Com o preocupante cenário climático e ambiental em todo o globo, as discussões sobre políticas públicas ambientais e ações sustentáveis ganham cada vez mais espaço nas pautas governamentais e de instituições voltadas ao meio ambiente. Nesta sexta-feira (6/8), a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), ligada ao Ministério da Economia, realizou debate on-line sobre as alternativas atuais para o Brasil em planejamento e desenvolvimento sustentável.

O analista de planejamento e orçamento da Secap, Paulo Coutinho, explicou que as ações do Planejamento voltadas para preservação e recuperação ambiental no Brasil são limitadas devido à baixa participação da pasta nas discussões sobre políticas públicas verdes. ”Tem que ter mais capacidade de coordenação das outras políticas. Hoje, existe comando da organização do planejamento, das normatizações, mas o poder de coordenação que é inscrito no Plano Plurianual (PPA) é relativamente frágil. O planejamento faz (apenas) a implementação da decisão política”, explicou.

Segundo Coutinho, embora a legislação possa abraçar as questões ambientais de forma ampla, existe a visão sistêmica equivocada de que “se está legislado, funciona”. “Muitas vezes essa coordenação fica a desejar, a articulação intergovernamental. A gente vai ter que ganhar por articulação e coordenação das políticas públicas. [...] Se fosse só pela lei o problema estava resolvido. A gente está submetido, não controla, e é melhor observar isso antecipadamente, para dentro do planejamento governamental”, pontuou.

Outro fator encarado como desafio, segundo o analista ligado ao ME, são os acordos internacionais, muitas vezes burocráticos. A ausência desses acordos pode limitar, consideravelmente, a capacidade de atuação do governo. “Às vezes, agimos no planejamento governamental sem ter muitas das informações que seriam relevantes quanto às questões ambientais. São tantos acordos necessários e articulações em divergentes níveis de governo, órgãos internacionais e populações locais, que outras articulações são necessárias”, disse, em referência ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para ele, o órgão perdeu a relevância e poderia “ganhar um novo papel futuro recuperando o espaço que já teve”, defendeu.

Mudanças climáticas

O aumento do nível do mar e da temperatura do planeta são duas mudanças observadas nos últimos 120 anos, de acordo com Matheus Couto, braço-técnico científico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o especialista, nos anos mais recentes, considerados “emergenciais climáticos”, foram observados eventos anormais na Alemanha, Austrália e em diversas outras regiões do mundo, e a tendência é que esse eventos climáticos anormais se tornem cada vez mais frequentes.

“As medidas e os cálculos que se faziam na década de 1990, hoje não são mais suficientes para conter erosões, porque o que chovia em um mês está chovendo em uma semana. Essa concentração está cada vez mais frequente, a emergência climática precisa fazer algo a respeito, mitigar e adaptar”, disse Couto, que participou da live da Secap. Além da chuva e da temperatura, a poluição acentuada também preocupa, segundo o técnico da ONU. “Prejudica a saúde dos ecossistemas e está relacionada à saúde humana, também”, destaca.

Para Paulo Coutinho, atualmente, o governo não está preparado para lidar com as mudanças abruptas apresentadas. “O conjunto de evidências vem confirmando a mudança climática como maior desafio (mundial). Será que nossa estrutura de Secretaria de Planejamento dá conta de formular categorias e perspectivas e solução para isso que tem aparecido? Para os desafios e emergência climática?”, questiona.

Seca, frio e desmatamento

O Brasil enfrenta a maior seca dos últimos 91 anos em 2021. O frio também surpreendeu, marcando no mês de julho a pior temperatura para o período em 20 anos, em algumas regiões do país. As regiões marcadas pelo único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais), são algumas das que mais sofrem.

De acordo com análise realizada há dois anos pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens e Satélites (Lapis), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), 12,85% do semiárido brasileiro (126.336 km² de território, conhecido como o sertão do Nordeste brasileiro), está se transformando em deserto, segundo monitoramento realizado entre 2013 e 2017 e divulgado em julho de 2019.

Além de enfrentar a dura seca e desertificação dessas áreas, o país ainda sofre com os desmatamentos em áreas de floresta. Segundo Coutinho, embora exista financiamento de construção agroflorestal, que é intensivo e traz evidentes ganhos ambientais, em razão da diferença de tempo de “retorno”, agricultores optam pelo desmatamento e criação de gado. “Às vezes preferem desprezar (o incentivo) e colocar boi, para ter lucro rápido, mas é perigoso”, disse.

Sobre a seca, o analista explica que os estudos científicos sobre as chuvas e o período de seca no Brasil precisam ser acoplados nas categorias do planejamento, urgentemente. “Essas novas visões científicas têm que ser acopladas nas categorias de planejamento, regime de chuvas e secas. A periodicidade disso, a disponibilidade de água, o conflito dos múltiplos usos das águas, isso tem que ser primeiro plano do planejamento”, reforçou.

No mês passado, o Ministério da Defesa inaugurou uma antena multissatelital com a promessa de ampliar a fiscalização de grande parte da Amazônia e reforçar o monitoramento ambiental em todo o Brasil. Um dos desafios enfrentados pelo governo, contudo, é a falta de “braços” para fiscalização.

Para a diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ana Alencar, o investimento em tecnologia é sempre bem-vindo, mas deve vir acompanhado de ação. “Não adianta investir só em tecnologia e disponibilidade de dados, até porque a tecnologia que já temos já nos dão dados em tempo quase real. É preciso que sejam tomadas medidas contra a questão do crime ambiental , e hoje existe dificuldade de atuação. Esses dados precisam virar ações e as pessoas precisam começar a entender que existe uma governança ambiental e que há punição para quem comete crimes ambientais”, disse, na época do lançamento da nova antena.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação