Gazeta de Alagoas
Maceió,
Cidades

BAIRROS MENOS POPULOSOS TÊM ALTA TAXA DE LETALIDADE E MORTALIDADE

No 3º Distrito Sanitário, letalidade por Covid chega a 3,2% e mortalidade a 3,2 casos por mil habitantes

Por regina carvalho | Edição do dia 06/08/2021

Matéria atualizada em 06/08/2021 às 04h00

| Secom Maceió

Um dos distritos sanitários de Maceió com menor número de habitantes – o terceiro – concentra índices preocupantes sobre letalidade e mortalidade por Covid-19. Nessa região estão localizados sete bairros: Jardim Petrópolis, Canaã, Santo Amaro, Ouro Preto, Gruta de Lourdes, Pitanguinha e Farol. No 3º Distrito Sanitário, a taxa de letalidade é de 3,2% e de mortalidade de 3,2 por mil habitantes. Dados da Prefeitura de Maceió mostram que moram nesses sete bairros da capital 76,6 mil pessoas, segundo com menos habitantes, atrás apenas do 8º DS (litoral Norte), com 44,8 mil.

De acordo com levantamento do painel de monitoramento da pandemia do governo do Estado, o 3º DS registrou 183 vítimas: no bairro Farol foram 63 mortes por Covid-19, seguido da Gruta de Lourdes com 61, Canaã com 17 vítimas, Pitanguinha 17, Jardim Petrópolis, 13, Ouro Preto foram 11 e quatro no Santo Amaro.

Nas sete localidades foram confirmados 6,5 mil casos de infecção pelo novo coronavírus, perto do que foi registrado no Benedito Bentes e número de mortos do total ocorrido no Jacintinho, que têm número superior de habitantes ao 3º DS. O último boletim do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) mostra a proporção da população que contraiu a Covid-19, maior na Pajuçara, Ponta Verde e Canaã, respectivamente com 18,2%; 15,2% e 14,3%.

Segundo dados atualizados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Benedito Bentes, Cidade Universitária e Jacintinho ainda concentram mais mortes por Covid-19 da capital: cada um deles se aproxima de 200 vítimas da pandemia. Em relação aos casos confirmados, os dois primeiros também concentram mais registros da doença, seguido do Tabuleiro do Martins.

Mais matérias desta edição