Dólar com. 5.1163
28 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
12/08/2021 às 11h00

Uncisal e Ufal promovem evento online e gratuito sobre plantas medicinais

Com início no dia 18 de agosto, os palestrantes da jornada vão falar desde o uso tradicional até as aplicações das plantas medicinais e da fitoterapia

A 1ª Jornada de Plantas Medicinais, uma atividade do projeto de extensão Uso Racional de Plantas Medicinais (URPM), uma parceria entre os docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Para participar do evento online e gratuito, basta realizar inscrição no perfil do Instagram @projeto_urpm.

Com o tema "Da tradição à atualidade", o evento vai discutir desde o uso tradicional das plantas medicinais até as aplicações e tópicos de fitoterapia em diversas áreas do conhecimento. Para isso, participam da Jornada diversos profissionais como biólogos, engenheiros agrônomos, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos e médicos.

O projeto é coordenado pelas professoras Roberta Costa Santos Ferreira e Ana Rosa de Almeida Alves, ambas do Instituto de Ciência Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal, e pelo professor Marcos Antônio Leal Ferreira, do Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e de Políticas Públicas (Nucisp) da Uncisal. Atualmente, participam da organização do evento, além de professores e técnicos,18 estudantes da Ufal e da Uncisal, dos cursos de Ciências Biológicas [bacharelado], Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição.

Para Marcos Ferreira, professor de Bioquímica da Uncisal, a jornada discute um tema importante para o conhecimento dos estudantes da área da Saúde. "O conhecimento adquirido sobre os fitoterápicos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde [SUS] é relevante, principalmente, para desmistificar alguns preconceitos sobre o uso dos fitoterápicos para tratar enfermidades", pontuou. O professor informou ainda que, futuramente, o projeto vai chegar às comunidades para divulgar e orientar sobre o uso dos fitoterápicos.

Programação:

Dia 18 de agosto

Palestra 1: Plantas que fizeram e fazem a história dos remédios

Palestrante: Professora Flávia de Barros Prado Moura (bióloga)

Palestra 2: Condições para implementação de Farmácias Vivas

Palestrante: Professor Clemens Fortes (professor e engenheiro agrônomo)

Dia 19 de agosto

Palestra 1: Cosméticos Naturais, Veganos e Vegetalizados, quais as diferenças?

Palestrante: Professora Flávia Scigliano Dabbur (Farmacêutica)

Palestra 2: Otimizando a saúde com o uso das Plantas Medicinais

Palestrante: Professor Jean Marcos da Silva (nutricionista)

Dia 20 de agosto

Palestra 1: Uso Racional de Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde.

Palestrante: Professora Evanise de Lemos Araújo (médica)

Palestra 2: Fitoterapia na Estomatologia: relato de experiência

Palestrante: Professor Luis Carlos Oliveira dos Santos (cirurgião dentista)

Fonte: Ascom Uncisal com informações da Ascom Ufal