ESPORTE

Convênio entre Seprev e UFAL vai beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

A universidade abrirá as portas para programas esportivos dedicados ao público infanto-juvenil

quarta, 11 de agosto de 2021 às 16h40

Texto de Everton Dimoni

Fotos de Victor Lopes

Um convênio que será firmado entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) irá viabilizar a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e do público socioeducativo em programas de educação física e esportes promovidos pela instituição de ensino.

A apreciação do projeto aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), no campus da UFAL, e contou com representantes da Seprev, do Ministério Público Estadual (MP/AL), da Segurança Pública e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A diretora do Instituto de Educação Física e Esportes da UFAL, Leonéa Santiago, explica que a perspectiva da Universidade é ser um setor inclusivo da sociedade. “Apresentamos algumas propostas de esporte educacional para trazer crianças e jovens alagoanos para dentro da universidade. Estamos abrindo as portas para que eles comecem a dar maior sentido à educação, à formação graduada e à vida a partir do trabalho, pois entendemos que instrumentalizar essas pessoas para o trabalho também é um papel da universidade”, afirmou.

Durante a reunião, a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, enfatizou que o convênio vem para fortalecer o esporte como fator de proteção ao público menor de 18 anos, oportunizando a formação cidadã de crianças e adolescentes alagoanos.

“O esporte reforça o trabalho de prevenção à violência ao possibilitar outra perspectiva de vida para as crianças e adolescentes, no sentido de não adentrar na questão do crime e da violência. Tendo a universidade como parceira, iremos intensificar ainda mais as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em nosso estado”, disse a superintendente.

Para a promotora de Justiça Marília Cerqueira, titular da 12ª Promotoria de Justiça da Capital, a proposta irá resgatar no público socioeducativo o sentimento de pertencimento ao ambiente educacional e despertar um novo olhar sobre a convivência em sociedade.

“Este convênio é a abertura de um novo campo de transformação social para a socioeducação, possibilitando que adolescentes e jovens construam uma vida diferente daquela que o levou à prática do ato infracional. Estar inserido no ambiente universitário e descobrir suas habilidades fará uma diferença enorme no pós medida, no adulto que se formará mais adiante”, enfatizou.

Ainda acerca do público socioeducativo, a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos, destaca a importância da prática esportiva durante o período de privação de liberdade. “Sabemos o quanto o esporte é fundamental para nossos adolescentes, principalmente durante a internação. Essa parceria será muito proveitosa e permitirá trabalhar as habilidades dos socioeducandos e até descobrir novos talentos”, afirmou Denise Paranhos.

Imagens do Álbum