Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Edufal prepara uma série de lançamentos para finalizar o ano de 2021

Lançamentos se iniciam nesta terça-feira (14), num evento on-line, no canal da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) no Youtube, a partir das 18h30

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) prepara uma série de lançamentos das obras produzidas a partir do edital 01/2020 com títulos relacionados a trabalhos sobre a Covid-19. Ao todo, são 45 livros em formato digital e 13 em papel. De acordo om informações da assessoria, os lançamentos se iniciam nesta terça-feira (14), num evento on-line, no canal da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), no Youtube, a partir das 18h30.

“Num cenário ainda bastante preocupante, oferecer à comunidade acadêmica e ao público em geral obras de valor teórico incontestável - que buscam explicar os muitos desdobramentos da Covid-19 em nosso estado e no país -, certamente torna-se um ganho enorme para Ufal, para Edufal, para toda a sociedade”, destacou o diretor Ivamilson Barbalho.

Leia também

O primeiro título é A Pandemia do Coronavírus sob a ótica do Direito: desafios e transformações em pauta, organizado por Andreas Joachim Krell, Juliana de Oliveira Jota Dantas e George Sarmento Lins Junior.

Na sexta-feira (17), haverá outro momento de lançamento, a partir das 19h30, transmitido pelo canal do Centro de Educação (Cedu), como parte da programação da 8ª Semana Internacional de Pedagogia. O e-book Educação em contextos de privação e restrição de liberdade: abordagens e ações interdisciplinares, organizado pelas professoras Elaine Pimentel e Conceição Valença, será lançado e debatido no evento on-line.

A próxima data para marcar no calendário é 20 de dezembro, às 18h30, quando haverá o lançamento de 12 obras em papel, durante um evento presencial no Arquivo Público. Os livros são resultado de um edital em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal). Os trabalhos abordam temas variados, a exemplo de saúde mental, criminalidade, militâncias negras e feministas, além de abordagens sociais e econômicas sobre trabalho e deficiência.

E, para encerrar a série de novidades, o canal da Edufal vai transmitir, a partir das 19h30, o lançamento das últimas 42 obras do edital específico de trabalhos relacionados à pandemia de Covid-19. Dentre as abordagens transcritas nos livros, estão pesquisas científicas, análises técnicas e resultados de produtos da Ufal em contexto pandêmico.

“Ficamos felizes sabendo que nossas pesquisas buscam encontrar soluções para as questões que afetam a todos nós. É com esse sentimento de defesa da sociedade que essa produção apresentada se investe. Quão bonito é vermos diferentes cientistas oferecendo respostas sobre um mesmo problema. Certamente esse é um dos aspectos mais valiosos desse trabalho”, ressaltou Ivamilson.

Os livros selecionados pelo edital e apresentados agora para a sociedade também reforçam o empenho da Universidade nas questões urgentes e o seu papel social.

“A pandemia tem nos mostrado a importância da pesquisa científica, a força da consciência coletiva, com relação à busca de superar a Covid-19. Saber que toda vida importa; que nenhum investimento deve se sobrepor à defesa da vida das pessoas é uma lição que ninguém pode esquecer”, disse Ivamilson, acrescentando: “Nesse sentido, as obras reunidas falam disso também. Do lugar que a universidade pública desempenha quanto à produção de uma ciência com consciência, com empatia, solidariedade, com visão propositiva, que busca a cada dia afirmar seu compromisso com a dignidade do ser humano e com os valores da excelência na pesquisa”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas