Gazeta de Alagoas

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/12/2021

Matéria atualizada em 16/12/2021 às 04h00

Os sucessivos acordos feitos pela Braskem a princípio não deram muitos resultados, mas agora parece que a coisa vai. Uma força-tarefa para regularizar as pendências da empresa com os atingidos pelo afundamento do solo foi instalada para facilitar a vida dos prejudicados.

O objetivo, numa parceria ente o Conselho Nacional de Justiça e a Universidade Federal de Alagoas, deve dar os resultados esperados, garantindo o direito dos que foram duramente atingidos pela tragédia.

Essa cooperação entre as duas instituições demonstra que o processo de compensação das vítimas não havia atingido o que havia sido prometido, muito embora se destaque a preocupação de todos os órgãos envolvidos.

COMPLICAÇÃO

Um dos problemas que têm angustiado as vítimas é a falta de regularização fundiária, que deverá sofrer agora modificações para agilizar o processo de posse e, consequentemente, das indenizações que ainda andam a passo de tartaruga.

PRUDÊNCIA

O número de óbitos da Covid, em Alagoas, está diminuindo consideravelmente a cada dia que passa, mas nada que modifique a recomendação de médicos sanitaristas de se manter o distanciamento, higienizar bem as mãos e usar máscaras.

DESCONFIÔMETRO

O governo prometeu repassar R$ 1,6 bilhão da concessão dos serviços de esgoto e saneamento definidos no leilão da última segunda-feira, mas os municípios estão com a pulga atrás da orelha. No último imbróglio, o Estado quis passar a perna nos integrantes da região metropolitana e precisou o STF intervir para evitar maiores prejuízos para os municípios

ALTO LÁ

Não foi dessa vez que o Ministério Público de Contas de Alagoas conquistou sua completa autonomia. O pedido foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal por considerar que o MP de Contas está diretamente vinculado ao Tribunal.

PSICOLÓGICO

O governo anunciou a redução do preço da gasolina em 3,1%, mas, na prática, não representa quase nada para o consumidor, que continua amargando os constantes aumento dos combustíveis. A redução chega apenas à R$ 0,10 por litro, o que é considerado muito pouco para o preço que está sendo aplicado.

AUXÍLIO INTERNET

Cerca de 4.500 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberão, no próximo dia 20 de dezembro, o pagamento retroativo do Auxílio Internet, por meio do programa Valoriza Educação, lançado em outubro deste ano. A iniciativa permite aos servidores da educação ter acesso a uma série de medidas econômicas.

AUXÍLIO INTERNET 2

Conforme a programação financeira organizada pelo Município, professores, secretários escolares, diretores, merendeiras, nutricionistas, auxiliares de sala, entre outros profissionais da área educacional, serão beneficiados com o pagamento retroativo no valor de R$ 1.500, que são referentes aos 12 meses de 2021.

PORTE

Mais guardas municipais de Maceió terão porte de arma de fogo liberado. Isso porque a prefeitura assinou, ontem, um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal . O acordo entre a Prefeitura de Maceió e a Superintendência da PF tem validade de 10 anos. A partir deste acordo firmado com a Polícia Federal, os guardas municipais de Maceió que concluírem o curso de formação terão o direito de ter o porte de arma de fogo. O curso terá a disciplina de armamento e tiro, além de testes de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo.

» O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (14) uniformizar o horário de início e encerramento da votação em todo país nas eleições de 2022

» Com isso, todos os estados terão que seguir o horário oficial de Brasília — das 8h às 17h — independentemente dos fusos horários.

» O período de cadastro e recadastro do Cartão Vamu Escolar e Passe Livre para o ano de 2022 terá início no dia 3 de janeiro e vai até 11 de março

» As instituições de ensino têm até o dia 28 de fevereiro para enviar os dados dos alunos.

» O Ministério da Saúde confirmou o 12º caso da variante Ômicron no Brasil por meio do informe diário sobre a evolução da variante, divulgado ontem à noite.

Mais matérias desta edição