OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de maio de 2024

21/12/2021 às 15:34

Convênio com laboratório que atua em mineradora vai beneficiar alunos da Ufal

O curso de licenciatura em Química do campus da Ufal em Arapiraca está em processo de formalizar um convênio com o laboratório SGS Geosol, que realiza atividades para uma grande mineradora na região de Craíbas, no agreste alagoano. Com a parceria, abre-se para os alunos um novo campo de atuação para estágio e trabalho.

“Para a Ufal foi muito bom, porque nosso curso é de licenciatura, então, normalmente os estágios são realizados na área de ensino nas escolas. Esse é o primeiro estágio no qual os nossos alunos estão tendo a oportunidade de trabalhar com a parte química e industrial”, ressaltou o professor Vinícius del Colle, explicando que o licenciado formado na Ufal tem algumas habilitações que também permitem trabalhar nesse campo.

O docente intermediou as negociações para atender às demandas profissionais que a empresa precisava, após uma visita para conhecer as instalações e equipamentos utilizados. O convênio está tramitando na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), mas o laboratório já contemplou quatro estudantes da Ufal, após seleção de estágio.

A estudante do último período de Química, Stefany Domingos, conseguiu uma das vagas e comemora a oportunidade da experiência. “Está superando expectativas, é um universo imenso de novos conhecimentos, tanto prático quanto teórico, o que instiga cada vez mais o aprofundamento nas técnicas, nos conhecimentos de embasamento dessas técnicas e dos procedimentos. O estágio abre uma grande porta para quem deseja seguir a área de análises Química”, contou.

A empresa SGS Geosol possui unidades em vários locais do país e atua em análises geoquímicas de solos, rochas e minérios, concentrados e ensaios metalúrgicos, bem como análises ambientais de águas, efluentes e resíduos industriais. Em Alagoas, realiza um trabalho junto à mineradora Vale Rede, que explora metais básicos, e pode gerar oportunidades pelos próximos anos de atuação na região do agreste.

Evanny Laryssa dos Santos, estudante do último período da licenciatura em Química, também foi uma das aprovadas no estágio. Mas ela também conseguiu uma vaga do quadro oficial de funcionários, depois de um mês atuando como estagiária.

“Fui efetivada na empresa. Agora sou oficialmente funcionária da SGS Geosol. Fruto de toda dedicação e empenho naquilo que desenvolvi durante meu período de estágio”, celebrou Evanny e completou: “Ainda tenho muito a aprender, pois os meus conhecimentos prévios me certificam que o curso de Química amplia oportunidades tanto na licenciatura quanto na indústria e, aos poucos, minha bagagem vai enchendo de conhecimentos”.

Ascom Ufal