Estudantes de Penedo instalam placas informativas na Orla do Barro Vermelho

Atividade de sensibilização ambiental contou com estudantes da Ufal e do Ifal

21/12/2021 13:33

A- A+

Ascom Ufal Al

Informar para preservar. Esse foi o foco da ação que uniu estudantes dos cursos de Turismo da Ufal e de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no último sábado (18). Com a coordenação do professor da Ufal, Rafael Denes Arruda, a equipe fez um trabalho de sinalização na Orla do Barro Vermelho, localizada no bairro Santo Antônio, da cidade histórica de Penedo.

As placas informativas remetem à preservação do local e foram feitas pelos próprios estudantes. A iniciativa integra a disciplina de Atividade Curricular de Extensão(ACE), do curso de Turismo da Universidade, e faz parte do Projeto de Extensão Sinalização Turística para Sensibilização Ambiental. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“A orla do Rio São Francisco, há alguns anos, vem passando por um amplo processo de revitalização e planejamento, tornando-se um equipamento urbano que possibilita, potencialmente, a melhoria da qualidade de vida e o surgimento de variadas trocas simbólicas entre os que frequentam o espaço”, explica o professor Rafael. Ele defende que ações desse tipo são relevantes para o “amadurecimento de práticas de lazer e turismo pautadas pelos princípios da sustentabilidade, especialmente, quando o nível de conflitualidade decorrente dos diferentes usos desse equipamento se encontra a cada semana mais preocupante quanto a sua desejada conservação”.

Fixadas em pontos estratégicos da orla, o docente afirma que o “objetivo da proposta é sensibilizar os usuários da nova Orla do Barro Vermelho para a conservação ambiental e a potencialidade turística daquela área”. E ressalta: “Acreditamos que a implantação dessas placas podem contribuir para criação de um processo de comunicação social que estimule a reflexão crítica quanto às questões ambientais e turísticas envolvidas no seu uso coletivo”.

Para saber mais, acesse @_sensoambiental.

Primeira Edição © 2011