Gazeta de Alagoas

Por MOZART LUNA | Edição do dia 22/12/2021

Matéria atualizada em 22/12/2021 às 04h00

Educação

Um dos grandes problemas enfrentados pelos gestores na área social no Brasil é a cooptação de jovens para o tráfico de drogas. Essa ação ocorre na fase escolar dos jovens e adolescentes. Cidades com grande fluxo turístico têm sido os grandes alvos das organizações criminosas. Para fazer frente a essa ação, o Poder Público tem que desenvolver políticas de segurança pública preventiva como ocorre em Maragogi, com a formação de equipes de educadores preparados e que estejam presentes nas escolas, junto ao alunado, convivendo no dia a dia. Em Maragogi, o tráfico vinha cooptando adolescentes para trabalharem como “aviões”. Para fazer frente a essa ação, a nova gestão iniciou um trabalho em parceria com Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. Um dos passos dado foi a Escola Municipal Cívico-Militar José Jorge de Farias Sales. O equipamento vai atender cerca de 1.300 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) vai ser destinado a 600 alunos do 6º ao 9º ano da nova escola, na faixa etária entre 11 a 16 anos. As aulas estão previstas para começar em fevereiro. Estiveram presentes à solenidade de inauguração o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, a primeira-dama, Márcia Fidélis, o vice-prefeito, Gabriel Vasconcelos, o coordenador regional do Pecim no Nordeste e coronel da aeronáutica, Júlio César Pontes, além dos diretores e coordenadores da escola, servidores, vereadores, secretários e lideranças religiosas do município.

Maragogi

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, disse que acredita que a melhoria da sociedade passe pela educação e espera que esses alunos da nova Escola Cívico-Militar possam se tornar cidadãos produtivos e engajados na sociedade. A Escola Cívico-Militar é uma iniciativa do governo federal e apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Olho d’Água do Casado

A Prefeitura de Olho d’Água do Casado antecipou um terço das férias dos professores do município. “Estamos seguindo nosso planejamento de cumprir todos os nossos pagamentos no prazo. Além disso, estamos valorizando nossos profissionais da Educação, uma vez que a gestão é comprometida em valorizar e respeitar o funcionalismo público”, disse o prefeito Zé da Emater.

Japaratinga

Nunca a população de Japaratinga teve um período natalino com tanta felicidade e os servidores com dignidade. No último final de semana foi feita, na quadra de eventos, a entrega de 200 prêmios sorteados eletrodomésticos. A ideia surgiu da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria da Glória, com o incentivo e total apoio do prefeito Déo e da equipe.

Penedo/Turismo

Universitários do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) instalaram placas informativas na Orla dos Pescadores no Barro Vermelho para estimular o cuidado e a preservação do local. Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas às margens do rio São Francisco no espaço público revitalizado pela Prefeitura de Penedo.

Penedo/Turismo 2

A ação é resultado de parceria entre as instituições de ensino público federal que ofertam cursos em Penedo, em suas respectivas unidades, com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e está incluída no Projeto de Extensão Sinalização Turística para Sensibilização Ambiental do curso de Turismo da Ufal.

Penedo/Fundeb

O prefeito Ronaldo Lopes enviou ao presidente da Câmara Municipal de Penedo, vereador Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó), anteprojeto de lei para viabilizar o rateio da Educação. O encaminhamento da matéria é o primeiro passo para a distribuição das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Delmiro

As famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional do Bom Sossego, em Delmiro Gouveia receberam as cestas do programa Natal sem Fome na última segunda-feira, 20. Já são mais de 13 mil cestas distribuídas durante 2021. O trabalho social tem à frente a secretária Kika Marques, que participa pessoalmente junto com a prefeita Ziane Costa das ações.

Delmiro/Agricultura

Reunidos na última sexta-feira, 17, em Delmiro Gouveia, os agricultores familiares ribeirinhos ao Canal do Sertão participaram do Circuito do Crédito Rural Sustentável com a participação de instituições financeiras. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Delmiro Gouveia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, como forma de oferecer oportunidades de investimento com menor custo para os pequenos produtores rurais.

Mais matérias desta edição