Por g1 AL

Adutora do Sistema Aviação volta a bombear água para reservatório na parte alta de Maceió — Foto: Ascom/ BRK Ambiental

O Sistema Aviação, que abastece os bairros da parte alta de Maceió, foi religado na manhã desta quinta-feira (23). O sistema voltou a funcionar na terça (21), mas apresentou problemas nas interligações da nova tubulação e precisou ser paralisado novamente.

De acordo com o diretor operacional da BRK, Herbert Dantas, o bombeamento de água tratada foi reiniciado às 8h e deve atingir 70% da capacidade por volta das 11h. A expectativa é que o sistema alcance 100% da capacidade durante a tarde.

“Todas as equipes estão mobilizadas para acompanhar o avanço da retomada do bombeamento que, por consequência, vai abastecer o reservatório da BRK no Hospital Universitário, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e os imóveis da parte alta de Maceió”, disse o diretor.

Durante mais de dois meses, 11 bairros da parte alta da capital estão sem abastecimento de água, devido ao rompimento da antiga adutora no dia 20 de outubro.

A empresa BRK Ambiental atuou na recuperação do sistema e retomou o bombeamento de água no dia 21 de dezembro, porém quando a capacidade chegou a 70%, as novas tubulações apresentaram vazamento e foi necessária uma nova paralisação.

“Tivemos uma situação imprevista na retomada do bombeamento do dia 21, o que gerou a necessidade de um retrabalho onde foi preciso refazer duas interligações”, descreveu Dantas.

VÍDEO: Nova paralisação afetou moradores da parte alta de Maceió

Sistema Aviação é paralisado mais uma vez para reparos emergenciais

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL