EM 2020

Ufal revela que sofreu ataque cibernético e teve dados de alunos vazados

Caso foi revelado pelo reitor da instituição em um e-mail enviado na madrugada desta quinta
Por Redação 23/12/2021 - 12:46

Ascom Ufal/Arquivo
Reitoria da Ufal, em Maceió

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou na madrugada desta quinta-feira, 23, que sofreu um ataque cibernético e teve dados de centenas de alunos expostos no final do ano de 2020. A informação foi confirmada pelo reitor da instituição, Josealdo Tonholo, por meio de um comunicado.

De acordo com o aviso enviado por e-mail aos alunos, existe o risco que os dados vazados possam ser utilizados para fins fraudulentos.

"Em decorrência desse fato, informamos da existência do risco de que seus dados possam ser usados para fins fraudulentos", informou o professor. Apesar do aviso, não foi informado na nota o motivo pelo qual a universidade demorou para revelar o caso aos donos dos dados.

Ainda segundo o comunicado enviado, foram roubados dos servidores da Universidade o CPF, RG, endereço, nome da mãe e do pai, data de nascimento e o endereço de e-mail. Dados de funcionários da instituição não foram expostos.

No comunicado, o reitor diz ainda que lamenta o ocorrido e que a UFAL está reforçando a sua segurança digital. Além disso, a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, mas, até o momento, não foram identificados suspeitos.

Encontrou algum erro? Entre em contato