UFAL CAMPUS DO SERTÃO

Delmiro Gouveia receberá três novos cursos de graduação no em 2022

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 24/12/2021 - 18:35

Divulgação / Ufal
Serão 180 vagas para formar profissionais da educação; atividades serão híbridas

A partir de março de 2022, a sede do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia, irá ofertar três cursos novos de Licenciatura Inovadora: Pedagogia, Letras-Português e Ciências Interdisciplinares. A implementação tem o objetivo de formar professores e gestores e será possível devido à Rede Nordeste-Sul, formada entre a Ufal e as universidades PUC-RS e Unilasalle/Canoas.

Serão 480 vagas distribuídas entre as três instituições envolvidas, sob liderança da Ufal. De acordo com a Chamada, a perspectiva é formar professores sintonizados com as questões atuais, trabalhar de forma híbrida, privilegiar as metodologias ativas e as novas tecnologias de ensino.

Segundo informações divulgadas pela Ufal, o objetivo é que os profissionais da educação tenham conhecimento prático dos documentos vigentes, das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), focadas na formação inicial e continuada de professores, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC), dentre outras atualizações.

Os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências, Letras-Português e Pedagogia foram aprovados para compor o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares. Estes PPCs estão passando por ajustes dentro do prazo estabelecido pela Prograd e as atividades dos cursos podem ser desenvolvidas de forma híbrida. As aulas funcionarão de segunda a sexta no período noturno, e sábados durante o dia.

O professor Amauri Barros reforçou, ainda, que a comunidade do Alto Sertão alagoano precisa ficar atenta aos editais que serão lançados em breve pela Copeve da Ufal, com a possibilidade de selecionar estudantes pela nota do Enem das últimas edições (ampla concorrência) e também pela reserva de vagas para os profissionais da Educação Básica dos Municípios que assinarem o Termo de Cooperação Técnica.

Numa perspectiva futura, o diretor acadêmico, Thiago Trindade, levantou a possibilidade de ampliação de oferta de vagas na pós-graduação para capacitar professores da rede pública de ensino. A ideia está sendo discutida de forma coletiva para atender a esta demanda a partir de novos cursos lato sensu que serão lançados no Campus do Sertão.

Encontrou algum erro? Entre em contato