Geral

Aumento de matrículas e valorização de profissionais e estudantes marcam 2021 na Educação

Iniciativas promovidas pela Prefeitura de Maceió e pela Secretaria Municipal de Educação resultaram em aumento significativo no número de estudantes matriculados na rede municipal

Por Prefeitura de Maceió 25/12/2021 15h03
BEM atendeu mais de 53 mil estudantes da rede municipal de ensino. - Foto: Reprodução

Priorizar a educação é, certamente, uma dos planejamentos da Prefeitura de Maceió e isto vem sendo refletido nas ações promovidas pela gestão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram inúmeros os avanços promovidos durante todo o ano de 2021, que vão desde o aumento de números de matrículas, apresentação de dados com o Painel dos Indicadores Educacionais, criação do Bolsa Escola Municipal, nomeações, valorização dos profissionais da educação do município, até uma intensa atuação na melhoria estrutural dos equipamentos educacionais.

Para que uma verdadeira revolução no cenário da educação municipal fosse proporcionada, foi necessário viabilizar melhorias internas. O distanciamento entre a gestão central e equipes gestoras das unidades educacionais deu lugar para a promoção do diálogo, com um canal de comunicação estreitado e visitas recorrentes a mais da metade das escolas que compõem a rede municipal, até o momento.

Os primeiros resultados logo surgiram, com um crescimento de quase 10% no número de matrículas, que estava em redução significativa nos últimos anos. A interação intensa com as direções das escolas, um trabalho minucioso de busca ativa e a promoção de inovações tecnológicas, como a realização das matrículas por meio do WhatsApp, estão entre os maiores responsáveis desta melhoria expressiva de um aumento de quase 5 mil matrículas, quando comparado ao ano de 2020.

Seguindo com o propósito de aumentar o número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Maceió lançou o Bolsa Escola Municipal (BEM), maior programa de transferência de renda da história do município de Maceió. Foram seis parcelas com valores de R$ 70,00 a R$ 300,00 pagos às famílias dos estudantes matriculados na rede.

Gilberto da Silva, avô de Kelly da Silva Alves, estudante do 5º ano da Escola Municipal Nosso Lar I, agradeceu o benefício e disse que o valor ofertado ajudou nas contas de casa. “O dinheiro que nós recebemos do BEM ajudou muito em casa. Deu para comprar muitas coisas para minha neta, fazer uma feira e ajudá-la com algumas outras coisas. Nós gostamos muito do trabalho feito na Escola Nosso Lar”, disse Gilberto.

Ainda priorizando o bem-estar dos estudantes da rede municipal e entendendo que o bom rendimento em sala de aula é, também, resultado de uma rotina saudável, foi implementado o fornecimento do desjejum para todas as escolas de ensino fundamental que já retornaram para as aulas presenciais.

Para o secretário de Educação, Elder Maia, a ação contemplará, em especial, àqueles estudantes que compõem famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Em razão da família não dispor de condição socioeconômica, chegam nas escolas sem ter feito o café da manhã e agora tem disponível nas escolas, com toda alimentação saudável e devidamente higienizada”, disse.

Garantir a segurança e a integridade dos estudantes no caminho para as unidades de ensino também foi uma das prioridades durante o ano de 2021. Em uma ação inédita, a prefeitura de Maceió disponibilizou monitores para acompanhar os alunos em todos os 111 veículos que fazem o transporte de aproximadamente 12 mil crianças de 70 escolas da rede municipal.

Para mapear estas necessidades de forma fiel e assertiva, a Secretaria Municipal de Educação lançou o Painel dos Indicadores do Município de Maceió, documento idealizado e escritopelo secretário Elder Maia e pela professora e doutora em sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anabelle Lages e executado por pesquisadores, técnicos e estagiários do Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem).

Trata-se de um extenso diagnóstico sobre a educação do município de Maceió, dividido em três volumes, com 45 indicadores aplicados às 93 escolas de Ensino Fundamental e aos 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que direcionam as ações pedagógicas de equipes gestores e docentes para a melhoria do ensino, bem como afirma o secretário de Educação, Elder Maia.

“O documento orienta todas as tomadas de decisão realizadas hoje no âmbito da educação no município de Maceió, além de direcionar a realização do planejamento estratégico da Semed, que tem o painel como principal ferramenta de diagnóstico”, afirmou.